Galerinha do 8º ano aqui vai um resumo da nossa aula dessa semana e uma atividade para ser respondida no caderno, copie pergunta e resposta:
UNIDADE 7 - AMÉRICA PLATINA
TEMA 1: AMÉRICA PLATINA - ASPECTOS GERAIS

A América Platina é constituída por Argentina, Paraguai e Uruguai. Esses países, por terem a maior parte do seu território banhada pelos rios que integram a Bacia do Prata, ou Platina, são chamados de países platinos.
A Bolívia e o Brasil, embora não sejam países platinos, têm porções de seu território banhadas pelos rios dessa bacia.
O rio mais extenso da Bacia Platina, o Paraná, surge no centro do Brasil, no encontro dos rios Paranaíba e Grande. Pouco antes de chegar ao Oceano Atlântico, as águas do rio Paraná juntam-se às do rio Uruguai num estuário comum, o Prata.
Além de fornecer energia elétrica, as águas dos sistemas hidrográficos do Paraná e do Uruguai são usados para irrigação de campos de cultivo, abastecimento de água para consumo domiciliar e industrial e navegação.
Buenos Aires, Montevidéu e Assunção, capitais da Argentina, Uruguai e Paraguai, respectivamente, são portos fluviais.
Hora da pesquisa!!!
01) Pesquise o significado da palavra ESTUÁRIO.
02) Pesquise o que são os PORTOS FLUVIAIS.
Continuando...
Características históricas em comum:
Os territórios da Argentina, do Paraguai e do Uruguai, que hoje formam a América Platina, no passado colonial integravam o Vice-Reinado do Rio da Prata, que abrangia uma extensa área subordinada à Espanha.
Daí o idioma falado nesses três países ser o mesmo, o Espanhol e o Castelhano (que é uma derivação do Espanhol).
O rio da Prata usado pelos Espanhóis como porta de entrada para a ocupação do território recebeu esse nome porque os colonizadores acreditavam que fossem encontrar muito ouro e prata em suas águas, mas frustraram-se e não conseguiram encontrar suas preciosidades, mas o rio continuou com o nome de PRATA.
Características físicas:
1. Argentina - No oeste da Argentina encontramos o ponto mais alto da Cordilheira dos Andes, o Pico do Aconcágua, com 6.959 metros de altitude, mesmo assim a Argentina não é um país andino pelo fato de a cordilheira não passar por todo o seu território.
2. O clima e vegetação dos países da América Platina podem ser divididos em duas grandes regiões:
-> A região do Chaco: Localizada ao Norte, caracterizada pelo clima seco, associado à vegetação xerófila, de plantas adaptadas à aridez, como os cactos.
-> A região do pampa: Localizada ao Sul, apresenta clima temperado, em que é tipica a vegetação rasteira.
Hidrografia:
A bacia platina ocupa uma área de 4,3 milhões de km2 e inclui porções dos territórios da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. é nessa região que se encontra o Aquífero Guarani, a maior reserva de água doce subterrânea do mundo.
![[bacia.gif]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjk-RMFzL727Ae_PlHxZj-sNcRm0C8HKT0q5MRhvyik_cXQjYk0S6iCgmHWbM54q1RHqYHuH53P1xQJ48DXmvsmdsrOhFK1Aan2EZ3RubAgY6dXuV6g7bsBx-CgjDhGvNLGJ7HKFbBRSbi5/s1600/bacia.gif)
Os principais rios dessa bacia são:
1. Rio Paraná - Com uma extensão de 4.500 km2 é o mais extenso e importante da bacia. Apresenta grande potencial hidráulico, intensamente empregado para geração de energia elétrica, por meio de várias hidrelétricas instaladas em seu curso, principalmente em territória brasileiro, dentre elas cito a USINA DE ITAIPU.

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é hoje a maior usina geradora de energia do mundo.
2. Rio Paraguai - Tem cerca de 2.500 km2 de extensão. Navegável, é importante via de transporte e comunicação para o Paraguai e o Brasil.
3. Rio Uruguai - Serve de limite entre a Argentina e o Brasil e também entre a Argentina e o Uruguai.
4. Rio da Prata - Se origina do encontro dos rios Paraná e Uruguai, na fronteira entre a Argentina e o Uruguai. Conta com 210 quilômetros de extensão e termina formando um estuário junto ao oceano Atlântico.
Características populacionais:
As populações da Argentina e do Uruguai constituíram-se predominantemente de descendentes de espanhóis e italianos.
O Paraguai apresenta uma população descendente praticamente de indígenas.
Atividade!
Você sabia que o Uruguai já fez parte do território brasileiro??
Pesquise sobre esse assunto e escreva em seu caderno o que você descobriu, vamos partilhar em sala na próxima semana.
Responda em seu caderno:
01) Quais são as características geográficas e históricas que unem os países platinos?
02) Quais são as grandes regiões climáticas da América Platina, onde elas se localizam?
03) Quais são os principais rios da Bacia platina?
04) Pesquise algumas hidrelétricas que se localizam no percurso do Rio Paraná, o mais extenso da Bacia Platina.
05) Quais são as principais características populacionais dos países da América Platina.
06) Pesquise mais informações sobre o Aquífero Guarani e sua importância.
Boa atividade e bons estudos!
Abraço Tia Joyce.










Eram chamados de rounin os samurais desempregados: aqueles que ainda não tinham um daimyo para servir ou quando o senhor dos mesmos morria ou era destituído do cargo.
Talvez o que mais fascine os ocidentais no estudo desses lendários guerreiros é a determinação que eles tinham em freqüentemente escolher a própria morte ao invés do fracasso. Se derrotados em batalha ou desgraçados por outra falha, a honra exigia o suicídio em um ritual denominado
Aos 10 anos de idade, a criança ficava durante 4 ou 5 anos recebendo educação intensiva. Isso consistia no treinamento da caligrafia, matérias gerais e exercícios físicos. A noite era reservada para a poesia e a música (os samurais tocavam o shakuhachi, a flauta de bambu japonesa).
Na classe dos bushi, a mulher ocupa importantes funções, apesar de não possuir autoridade absoluta. Tem de cuidar da cozinha e das roupas de todos os membros da casa. Além disso, tem importante papel na educação das crianças: sua obrigação é incutir na mente delas os ideais da classe samurai e princípios básicos do budismo e confucionismo. Toda a educação dos filhos é supervisionada pelo marido.
Harakiri é um dos mais intrigantes e fascinantes aspectos do código de honra do samurai: consiste na obrigação ou dever do samurai de suicidar-se em determinadas situações, ou quando julga ter perdido a sua honra. Significa literalmente "corte estomacal". Esse suicídio ritual também é chamado de seppuku, que é uma forma mais elegante de se dizer a mesma coisa.
Tornou-se costume entre as famílias de samurais ensinar o filho homem, na véspera de ingressar na vida adulta, o modo exato de se praticar o seppuku.
O bushidô era o código de honra não-escrito que orientava a vida e os atos da classe dos bushi (samurais). Literalmente significa "o caminho do guerreiro". Sua essência era passada oralmente de pai para filho, através das gerações. Por causa disso, não é possível definirmos uma data precisa em que ele foi criado. Pode-se apenas dizer que ele evoluiu de maneira mais acentuada após a conquista do poder pela classe dos samurais, no final do século XII.
A mentira e a falsidade eram consideradas sinal de fraqueza de caráter pelos samurais. Assim, o samurai devia prezar pela sua palavra como forma de manter a honra.
Budismo - Fornece a calma confiança no destino, submissão pacífica ao inevitável, desapego à vida e destemor da morte. É curioso notar que certos samurais sentiam-se culpados pelo fato de realizarem diversos atos altamente condenáveis pelo budismo, como matar pessoas. Criou-se então entre os samurais a crença de que eles teriam como forma de pagamento pelos seus atos a eterna condição de guerreiros em suas sucessivas reencarnações.




























