Olá pessoal!

Sejam bem vindos ao blog de Geografia do Colégio Santa Maria, aqui você vai poder tirar suas dúvidas diretamente com a Tia Joyce sobre conteúdos ministrados em nossas aulas, você também poderá seguir o nosso blog, postar fotos e ficar famoso na galera!

Entre e fique a vontade, porque a nossa missão é ensinar de uma maneira divertida!

Um cheiro da Tia Joyce.

domingo, 20 de março de 2011

O DIA EM QUE A LUA FICOU MAIS PRÓXIMA DA TERRA!! MUITO INTERESSANTE ISSO GENTE!!!

Super-Lua de hoje só é vista a cada 20 anos

Astro atingirá o máximo de aproximação da Terra e ficará mais brilhante e maior, no dia 19/03/2011.

Quem olhou para o céu na noite desta sexta-feira teve a impressão de que a lua estava mais próxima de nós. E estava mesmo. O fenômeno, denominado perigeu, ocorre quando o satélite natural passa pelo ponto da sua órbita mais próximo da Terra. Quanto mais perto, maior ela parece para os observadores. 

Essa aproximação da lua, que ocorre cerca de uma vez por ano, explica-se porque a órbita dela ao redor da Terra não é uma circunferência perfeita, mas uma elipse. Logo, no seu movimento de translação ao redor do nosso planeta, a Lua pode ficar mais perto ou mais longe. 

Segundo os especialistas, o fenômeno seria tão impressionante quanto a do ano passado, quando a Lua atingiu um aumento aparente de 14% no seu tamanho e de 30% no brilho.
 Os românticos vão ganharam um motivo extra para namorar à luz da Lua do dia 19/03/2011. O céu foi presenteado com um fenômeno que demora quase 20 anos para acontecer. Trata-se da Super-Lua, quando o satélite está na sua fase cheia em máxima aproximação da Terra (perigeu) — 50 mil km mais perto do que quando está no ponto mais distante de sua órbita. Segundo cientistas, a sensação vai ser de que se pode tocar o astro.
A última vez que os terráqueos foram brindados com este show foi em março de 1993. Naquele ano, o satélite estava a 356.528 km de distância. Hoje ela estará apenas 49 km mais distante. “Luas perigeu são cerca de 30% mais brilhantes e podem parecer 14% maiores”, informou a Nasa em seu site. A lua vai nascer no leste ao pôr do sol e deve parecer especialmente grande quando estiver próxima ao horizonte. 

No Rio, a Lua vai nascer às 17h51 e vai se pôr às 6h39 de amanhã. Segundo Josina Nascimento, responsável pelos cálculos e edição do Anuário do Observatório Nacional, “se o tempo estiver bom, qualquer momento entre o nascer e o por da Lua será favorável para observação”.

A influência do satélite natural pode ser sentida essencialmente nas marés. De acordo com estudos, no entanto, o fenômeno de hoje não deve afetar o equilíbrio interno da energia do planeta. Pelo menos para os cientistas! 

(Fonte: www.zerohora.com.br Acesso em 20/03/2011 ás 23:12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário