SEGUE O ROTEIRO DE MONTAGEM DO JOGO E AS FOTOS DOS ALUNOS EXECUTANDO A ATIVIDADE.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Construir noções espaciais relativas à orientação e navegação mediante o
emprego dos pontos cardeais.
Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Percepção espacial; • Localização: Esquerda, direita, frente, trás,
associando aos pontos cardeais Oeste, Leste, Norte e Sul.
Estratégias e recursos da aula
Introdução
A forma mais comum de orientação na superfície da Terra é com os pontos cardeais. O Norte (N) e o Sul (S) apontam para os pólos terrestres e a direção Leste (L ou E) e Oeste (O ou W), corresponde à direção perpendicular (Norte-Sul).
Sendo os mapas, representações da
superfície terrestre orientados através dos pontos cardeais, esse aprendizado
torna-se uma competência necessária tanto para o leitor quanto para o mapeador
que tem por objetivo elaborar um mapa passível de identificação e que
possibilite a localização dos espaços e/ou elementos representados.
Portanto
dentro da proposta de educação cartográfica, é importante preparar as crianças
para conceitos como o de pontos cardeais. Nas séries iniciais, esse conceito
demanda uma preparação por parte das crianças, que devem inicialmente
considerar a localização dos objetos uns em relação aos outros, independente do
seu posicionamento, e a partir de atividades no espaço concreto de vivência do
aluno, utilizando movimentações no próprio meio.
A proposta é que mediante uma
atividade lúdica as crianças solidifiquem a construção do conceito de navegação
e direcionamento.
Essa atividade prepara as crianças
para o entendimento do conceito de pontos cardeais.
O Jogo - “Onde você chegou ?”
Materiais
Necessários:
• Caixa grande de
ovos, feita de papelão,
• caneta hidrocor,
• cartolina;
• tampa de garrafa de refrigerante;
• caneta hidrocor,
• cartolina;
• tampa de garrafa de refrigerante;
Preparando o
Material:
O Tabuleiro:
Com
a caixa de ovos será feito um tabuleiro. Nas partes fundas da caixa de ovos,
escreva com caneta hidrocor de cores diferentes, números e letras em ordem aleatória.
As Cartas:
Agora
vamos produzir as cartas!
Sugere-se
que elas sejam retangulares e coloridas. Devem contar com uma numeração - carta
01, carta 05 - com comandos como:
§ ande duas casas à
norte;
§ ande uma casa á sul;
Estes
comandos serão executados pelos alunos para navegarem no tabuleiro.
Quanto às cartas, estas podem ser feitas de cartolina, papelão ou de outro
material disponível em sua escola.Cada carta tem uma seqüência de comandos e também a resposta de onde esta seqüência terminará.
Para iniciar o jogo, formam-se as duplas, onde se intercala, uma partida um aluno fica com um maço de cartas e dá os comandos e o outro segue as ordens, executando os movimentos com a tampa de refrigerante, percorrendo o tabuleiro.
O aluno com as cartas, dá a sequência de comandos ao colega e este percorre o tabuleiro, usando a tampa de refrigerante. A cada comando ele passa pelos números e letras escritos no fundo da caixa.
Ao final o aluno que estiver na vez de dar as cartas pergunta ao colega: “Aonde você chegou?”
O aluno que percorre o tabuleiro com a tampa deve responder a pergunta, identificado em que local está a tampa e dizer qual a letra ou número está representada no local.
Essa é uma proposta de aula que trabalha a questão da navegação - direita, esquerda, frente e trás - e portanto também trabalha a questão da lateralização nos alunos, associando aos pontos cardeais. É importante que essa atividade seja trabalhada em conjunto com o professor de matemática, que poderá dar ênfase a aspectos pertinentes à sua disciplina.
O professor deve acompanhar as duplas e ir orientando as crianças.
ALUNOS 6º ANO I e II DO COLÉGIO SANTA MARIA MONTANDO O JOGO: ( Data: 28/02/14)
Para iniciar o jogo, formam-se as duplas, onde se intercala, uma partida um aluno fica com um maço de cartas e dá os comandos e o outro segue as ordens, executando os movimentos com a tampa de refrigerante, percorrendo o tabuleiro.
O aluno com as cartas, dá a sequência de comandos ao colega e este percorre o tabuleiro, usando a tampa de refrigerante. A cada comando ele passa pelos números e letras escritos no fundo da caixa.
Ao final o aluno que estiver na vez de dar as cartas pergunta ao colega: “Aonde você chegou?”
O aluno que percorre o tabuleiro com a tampa deve responder a pergunta, identificado em que local está a tampa e dizer qual a letra ou número está representada no local.
Essa é uma proposta de aula que trabalha a questão da navegação - direita, esquerda, frente e trás - e portanto também trabalha a questão da lateralização nos alunos, associando aos pontos cardeais. É importante que essa atividade seja trabalhada em conjunto com o professor de matemática, que poderá dar ênfase a aspectos pertinentes à sua disciplina.
O professor deve acompanhar as duplas e ir orientando as crianças.
ALUNOS 6º ANO I e II DO COLÉGIO SANTA MARIA MONTANDO O JOGO: ( Data: 28/02/14)
Nenhum comentário:
Postar um comentário