PROJETO: HORA CERTA!
7º ANO - COLÉGIO SANTA MARIA
7º ANO - COLÉGIO SANTA MARIA
Responsável:
Professora Joyce Mayara
Público alvo: 7º ano do Ens. Fund. II
Colégio Santa Maria - Tianguá/CE
Duração: 2 semanas
Período: 1º Bimestre Ano letivo: 2014
Público alvo: 7º ano do Ens. Fund. II
Colégio Santa Maria - Tianguá/CE
Duração: 2 semanas
Período: 1º Bimestre Ano letivo: 2014
APRESENTAÇÃO
O projeto “Hora certa” visa a orientação espacial e de horários do alunado público alvo pois de acordo com a definição de tempo civil, lugares de longitudes diferentes têm horas diferentes, porque têm meridianos diferentes. Inicialmente, cada nação tinha a sua hora, que era a hora do seu meridiano principal. Por exemplo, a Inglaterra tinha a hora do meridiano que passava por Greenwich, a França tinha a hora do meridiano que passava por Paris. Como as diferenças de longitudes entre os meridianos escolhidos não eram horas e minutos exatos, as mudança de horas de um país para outro implicavam cálculos incômodos, o que não era prático. Para evitar isso adotou-se o convênio internacional dos fusos horários. Cada fuso compreende 15º (= 1 h). Fuso zero é aquele cujo meridiano central passa por Greenwich. Os fusos variam de 0h a +12h para leste de Greenwich e de 0h a -12h para oeste de Greenwich. Todos os lugares de um determinado fuso têm a hora do meridiano central do fuso. Nas atividades do projeto exploraremos a relação entre o dia , a noite e os fusos horários. Realizando demonstrações com a realização de atividades práticas e levantamento teórico , desenvolveremos um experimento didático, simples de ser construído, que usa materiais de baixo custo, disponíveis no comércio e com foco na plena aprendizagem dos alunos.
O que o aluno aprenderá? (Noções científicas)
* A sucessão dos Dias e das Noites;
* Como funcionam os Fusos Horários e sua relação com o meridiano de Greeenwich;
*O Sistema Terra – Sol e a linha do Equador Terrestre;
* Ponto referencial para estabelecimento do marco zero.
Objetivos:
O projeto “Hora certa” visa a orientação espacial e de horários do alunado público alvo pois de acordo com a definição de tempo civil, lugares de longitudes diferentes têm horas diferentes, porque têm meridianos diferentes. Inicialmente, cada nação tinha a sua hora, que era a hora do seu meridiano principal. Por exemplo, a Inglaterra tinha a hora do meridiano que passava por Greenwich, a França tinha a hora do meridiano que passava por Paris. Como as diferenças de longitudes entre os meridianos escolhidos não eram horas e minutos exatos, as mudança de horas de um país para outro implicavam cálculos incômodos, o que não era prático. Para evitar isso adotou-se o convênio internacional dos fusos horários. Cada fuso compreende 15º (= 1 h). Fuso zero é aquele cujo meridiano central passa por Greenwich. Os fusos variam de 0h a +12h para leste de Greenwich e de 0h a -12h para oeste de Greenwich. Todos os lugares de um determinado fuso têm a hora do meridiano central do fuso. Nas atividades do projeto exploraremos a relação entre o dia , a noite e os fusos horários. Realizando demonstrações com a realização de atividades práticas e levantamento teórico , desenvolveremos um experimento didático, simples de ser construído, que usa materiais de baixo custo, disponíveis no comércio e com foco na plena aprendizagem dos alunos.
O que o aluno aprenderá? (Noções científicas)
* A sucessão dos Dias e das Noites;
* Como funcionam os Fusos Horários e sua relação com o meridiano de Greeenwich;
*O Sistema Terra – Sol e a linha do Equador Terrestre;
* Ponto referencial para estabelecimento do marco zero.
Objetivos:
* Desenvolver atitude investigativa nos alunos;
* Compreender a diferença teórica e prática entre dia, noite e os fusos horários;
*Narrar e debater as situações imaginárias relacionadas ao sistema Terra-Sol.
INTRODUÇÃO (PROBLEMATIZAÇÃO)
Em quanto nós estamos na escola trabalhando os conteúdos e seguindo nossa rotina diária , como as pessoas estão do outro lado do mundo? Será de noite, ou de dia? Como será conversar com alguém que mora do outro lado do mundo? Mas porque isso acontece?Essas e muitas outras questões iremos responder depois que descobrimos a relação entre o Sol, o dia e o fuso horário. Este experimento, sendo tridimensional, torna mais simples a explicação por parte do professor e de fácil compreensão e visualização por parte dos alunos.
MATERIAIS UTILIZADOS:
* Globo terrestre escolar e Lanterna
* Massa de modelar
* Tnt com o mapa múndi
* Linhas de lã
* Apostila
* Caderno de bordo
* Materiais para colorir
* Relógios de parede
* Mural para exposição dos trabalhos realizados.
SITUAÇÃO-PROBLEMA
Por que temos horários diferentes em todo o mundo?
HIPÓTESES A SEREM LEVANTADAS:
* O que é fuso horário?
* O que é o ponto referencial?
* Qual é a relação entre o sol e os dias / horas?
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Atividade 1 - Aulas expositivas para introduzir o conteúdo com globo terrestre e lanterna / Exibir mapa múndi com os fusos horários de alguns países e realizar debate segundo o GMT em Greenwich.
* Atividade 2 - Aula interativa LOUSA DIGITAL: Simulador 3D ( Zonas de iluminação) – Explorar conteúdo
* Atividade 3 – Alunos realizarão uma pesquisa individual e depois em grupos providenciarão um relógio de parede que ficará exposto no mural do projeto no decorrer do bimestre com o horário do país sorteado, pesquisado e apresentado em sala.
* Atividade 4 – Os alunos realizarão em sala um trabalho de pintura e colagem com relógios de papel ainda com o horário oficial do país que foi sorteado e o horário de Brasília indicando quantas horas com relação à Greenwich. ( Expor em mural)
* Atividade 5 – Os alunos criarão um amigo imaginário que more em outro fuso horário bem diferente do seu e o registro da atividade será através de uma estória com o tema:Meu amigo mora no outro lado do mundo!!Solicitar aos alunos que façam uma estória contando como seria conversar com alguém que esta a 24 horas de diferença de fuso horário.
* Atividade 6 – Os alunos receberão comandos via internet ( através de desafios lançados no blog da professora) para responderem dentro de uma hora as perguntas de fusos horários de qualquer lugar do mundo, valendo pontuação extra na nota final do projeto. Obs: Essa atividade será realizada simultaneamente com todas as outras, pois assim o aluno ficará antenado diariamente no blog e nas dicas sobre o assunto.
* Atividade 7 – O material ficará exposto e os alunos terão uma aula para apresentá-lo aos demais alunos e professores finalizando as atividades do projeto.
CULMINÂNCIA
A
culminância acontecerá conforme a atividade 7 do cronograma.* Globo terrestre escolar e Lanterna
* Massa de modelar
* Tnt com o mapa múndi
* Linhas de lã
* Apostila
* Caderno de bordo
* Materiais para colorir
* Relógios de parede
* Mural para exposição dos trabalhos realizados.
SITUAÇÃO-PROBLEMA
Por que temos horários diferentes em todo o mundo?
HIPÓTESES A SEREM LEVANTADAS:
* O que é fuso horário?
* O que é o ponto referencial?
* Qual é a relação entre o sol e os dias / horas?
ATIVIDADES PROPOSTAS:
* Atividade 1 - Aulas expositivas para introduzir o conteúdo com globo terrestre e lanterna / Exibir mapa múndi com os fusos horários de alguns países e realizar debate segundo o GMT em Greenwich.
* Atividade 2 - Aula interativa LOUSA DIGITAL: Simulador 3D ( Zonas de iluminação) – Explorar conteúdo
* Atividade 3 – Alunos realizarão uma pesquisa individual e depois em grupos providenciarão um relógio de parede que ficará exposto no mural do projeto no decorrer do bimestre com o horário do país sorteado, pesquisado e apresentado em sala.
* Atividade 4 – Os alunos realizarão em sala um trabalho de pintura e colagem com relógios de papel ainda com o horário oficial do país que foi sorteado e o horário de Brasília indicando quantas horas com relação à Greenwich. ( Expor em mural)
* Atividade 5 – Os alunos criarão um amigo imaginário que more em outro fuso horário bem diferente do seu e o registro da atividade será através de uma estória com o tema:Meu amigo mora no outro lado do mundo!!Solicitar aos alunos que façam uma estória contando como seria conversar com alguém que esta a 24 horas de diferença de fuso horário.
* Atividade 6 – Os alunos receberão comandos via internet ( através de desafios lançados no blog da professora) para responderem dentro de uma hora as perguntas de fusos horários de qualquer lugar do mundo, valendo pontuação extra na nota final do projeto. Obs: Essa atividade será realizada simultaneamente com todas as outras, pois assim o aluno ficará antenado diariamente no blog e nas dicas sobre o assunto.
* Atividade 7 – O material ficará exposto e os alunos terão uma aula para apresentá-lo aos demais alunos e professores finalizando as atividades do projeto.
CULMINÂNCIA
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará durante todo o desenrolar do projeto com a entrega das atividades solicitadas e interação com as propostas do professor. A nota final será uma somatória de todas as atividades realizadas e participação individual do aluno.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Projeto idealizado pela professora Joyce e adaptado (com alterações) do site: cienciamao.usp.br ‘Dia e noite’ Link para consulta: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_diaenoiteodiaclaroanoite
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