Olá pessoal!

Sejam bem vindos ao blog de Geografia do Colégio Santa Maria, aqui você vai poder tirar suas dúvidas diretamente com a Tia Joyce sobre conteúdos ministrados em nossas aulas, você também poderá seguir o nosso blog, postar fotos e ficar famoso na galera!

Entre e fique a vontade, porque a nossa missão é ensinar de uma maneira divertida!

Um cheiro da Tia Joyce.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Festival de culinária norte-americana : 8º ano





     
   

























Atenção galerinha do 8º ano, vem aí o nosso tão esperado festival da culinária norte-americana, edição 2012. Esse é o segundo ano do nosso festival, devido à repercussão do festival de 2011 e atendendo aos muitos pedidos dos nossos alunos, voltou esse ano com muitas novidades!
Vamos às orientações?!

O festival surgiu da necessidade que eu senti nas aulas em dinamizar o conteúdo a ser estudado, nós estamos estudando América nesse bimestre, já começamos vendo as características físicas da América, agora estamos estudando "El México", vimos em aula que o chocolate é uma criação dos astecas, povo antepassado dos mexicanos , também que a comida apimentada é uma contribuição asteca para o México da atualidade, enfim... A curiosidade dos alunos sobre a influência da cultura mexicana e estadunidense tem no nosso dia-a-dia, fizeram com eu criasse esse festival, que é uma "delícia", de fazer e experimentar!

  Estados Unidos e México        

Contextualizando...

Introdução 
Situada no hemisfério norte, o continente Norte-Americano é formado por três países: México, Estados Unidos da América e Canadá. Localiza-se também na América do Norte o território da Groelândia, que pertence à Dinamarca.

Características Gerais

A América do norte limita-se ao sul com a América Central, ao norte com o Oceano Glacial Ártico, ao leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico. Abrange uma extensão territorial de vinte e três milhões e meio de quilômetros quadrados. A população estimada para junho de 2007 é de 520 milhões de habitantes, sendo que os Estados Unidos são o país mais populoso da América do Norte. Em termos de população, a América do Norte é o quarto continente mais populoso do mundo.

História 

Antes da colonização européia na América do Norte, a região era habitada somente por nações indígenas. Porém, no século XVI, a América do Norte começou a ser colonizada por espanhóis, franceses e ingleses. Os espanhóis concentraram-se na região do atual México, pois ali viviam os astecas. Os espanhóis dominaram e exploraram este povo, tomando suas terras e ouro. A região do Canadá e Estados Unidos foi colonizada a partir do século XVI por franceses e ingleses, principalmente puritanos, que estavam sendo perseguidos na Europa por questões religiosas.
(Fonte: suapesquisa.com)


Vamos às orientações sobre o trabalho!
  • Você e seu grupo pesquisarão ao menos um tipo de comida Mexicana e um tipo de comida dos Estados Unidos, sua origem, região do país onde é mais consumida, sua influência na cultura local e quais países do mundo essa comida atingiu!! 
  • Prepare dois pratos típicos, um dos Estados Unidos e um do México e traga para a escola no dia combinado com a professora em sala, na aula de geografia, você e seu grupo vão escolher um funcionário da escola para apresentar e oferecer seus pratos!
  • Prepare um  banner (cartaz explicativo) bem criativo, em E.V.A, dupla face ou TNT na dimensão 1 m², ilustrado com imagens dos seus pratos típicos e um breve texto sobre que relate a história daquele prato, se o seu cartaz for digitado as letras deverão ser no formato arial ou times , tamanho mínimo 60, se for manuscrito as letras devem ser grandes e legíveis.
  • No dia do festival nós iremos realizar uma feira de exposição dos pratos na praça de alimentação, então venha preparado para explicar o seu prato para as pessoas que porventura venham a apreciar no trabalho de vocês!
  • Confio no seu potencial e criatividade!

    AQUI VÃO ALGUMAS IMAGENS PARA ENCHER SEUS OLHOS E DAR ÁGUA NA BOCA... SÓ PARA INSTIGAR A SUA CURIOSIDADE NA BUSCA POR CONHECIMENTO!




















Bom trabalho! Qualquer dúvida conversamos em sala.
Professora Joyce.

Um comentário:

  1. Oi tudo bom? Não sei se você ainda entra aqui , mas enfim . Estou fazendo um trabalho sobre a culinaria norte americana , só que meu professor me pediu que fosse feito pela década de 60 , 70 e 80 qual era a culinaria , só que não acho :s se puder me ajudar com alguma dica , obrigada desde já (:

    ResponderExcluir