Olá pessoal!

Sejam bem vindos ao blog de Geografia do Colégio Santa Maria, aqui você vai poder tirar suas dúvidas diretamente com a Tia Joyce sobre conteúdos ministrados em nossas aulas, você também poderá seguir o nosso blog, postar fotos e ficar famoso na galera!

Entre e fique a vontade, porque a nossa missão é ensinar de uma maneira divertida!

Um cheiro da Tia Joyce.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Correção da atividade 9 º ano CAPÍTULO 7.

Como ficou combinado com a turma do 9º I hoje pela manhã, aqui vai a correção do Capítulo 7  para vocês terem mais um subsídio de estudo para avaliação mensal.
Obs: O 9º II já corrigiu essa atividade em sala.


Págs. 19 à 21.

Atividades

01) Apesar de apresentar um número expressivo na população absoluta, sendo a urbanização seu maior fator influenciador por conta da industrialização nesse continente, que é pioneira no mundo, a cada década, o ritmo de crescimento vem diminuindo e, em contrapartida, aumentando o número de idosos. Tal fato proporciona a uma diminuição da população economicamente ativa, bem como, o aumento dos gastos com previdência social.

02) Sim. Com a constante diminuição da população ativa, surge então uma necessidade de mão de obra, principalmente, especializada em alguns setores. Aliado a isso, o grande desejo de africanos e asiáticos em migrarem para o continente europeu em busca de melhorias de vida. Já existe o Blue Card, uma versão europeia do Green Card americano. Esse passe permite que a Europa receba imigrantes, e com eles a mão de obra especializada de que precisam.

03) A entrada de imigrantes é cada vez maior, o que gera divergências de opiniões tanto favoráveis como contrárias. Para os que a defendem, sua alegativa é que falta em alguns países, como a Alemanha, mão de obra suficiente para atender toda a oferta de produção em vários setores da economia. Essa falta é resultado de uma política de controle de natalidade adotada há décadas. Nesse sentido, os governos criam medidas legais para a entrada temporária de imigrantes, como a criação do Blue Card.
Os que são desfavoráveis à entrada de imigrantes nos países da UE argumentam que os mesmos retiram os postos de trabalho dos cidadãos europeus. O problema agrava-se atualmente, pois há uma crescente onda de xenofobismo em várias regiões, onde a hostilidade em relação aos povos de cultura diferente da Europa provoca ondas de intolerância e preconceito.

04) Países da América Latina como o México, a Argentina, dentre outros que falam o espanhol, assim como o próprio Brasil que tem como idioma oficial o português.

Aplicando o Conhecimento

01) A notícia traz como destaque o estado de alerta em que se encontravam as autoridades espanholas por conta de um atentado a bomba ocorrido às vésperas do 50 o aniversário do grupo separatista ETA.
02) Em alguns casos, a religião foi o principal fator contribuinte, mas no caso do ETA as reivindicações de independência politicas giram em torno de questões ideológicas e culturais como a língua falada, por exemplo.
03) O governo espanhol pode estar equivocado quanto ao enfraquecimento do grupo separatista. Isso se for confirmada a participação e responsabilidade pelos atentados.
04) Trabalho de pesquisa em grupo

De Olho no ENEM
01) E

Corrijam direitinho e estudem!
Cheiros da Tia Joyce.





Nenhum comentário:

Postar um comentário