Olá pessoal!

Sejam bem vindos ao blog de Geografia do Colégio Santa Maria, aqui você vai poder tirar suas dúvidas diretamente com a Tia Joyce sobre conteúdos ministrados em nossas aulas, você também poderá seguir o nosso blog, postar fotos e ficar famoso na galera!

Entre e fique a vontade, porque a nossa missão é ensinar de uma maneira divertida!

Um cheiro da Tia Joyce.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Dicas para avaliação bimestral 7º ano ( I bimestre)

Olá turma!! Estamos de volta com mais um resumo para nossa prova.
Agora já estamos nas provas bimestrais do  I bimestre. Passa rapidinho não é mesmo?

Só relembrando o nosso roteiro de estudos:

7º ANO

CAPÍTULO 3 – POPULAÇÃO BRASILEIRA Págs. 32 à 49
CAPÍTULO 4 – O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA Págs. 50 à 61
CAPÍTULO 5 – O RÁPIDO PROCESSO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA Págs. 62 à 72


Vamos relembrar o que estudamos nessas últimas semanas nas aulas?

No capítulo 3 vimos POPULAÇÃO BRASILEIRA, estudamos as contribuições que cada povo deu para formar a população brasileira, fizemos um trabalho em grupo que ficou muito legal, veja abaixo as fotos do 7º II e 7º I ( O 7º III ainda não apresentou):



Capoeira ( Contribuição africana)



Capoeira ( 7º II)




Turma do 7º II.


Comida africana.



A influência dos imigrantes na nossa cultura ( Dança, comidas.... Olha a Mércia e a Isabelle de bailarinas!)




A influência indígena na nossa cultura  - Rede ( Tucum)


É muito legal ver o conhecimento assim na prática n]ao é mesmo??


Tivemos uma mistura considerável de raças, imigrantes europeus, africanos, asiáticos se misturaram com os indígenas que por aqui viviam.

Dos Portugueses ( nossos colonizadores) herdamos muita coisa como o cristianismo e a língua portuguesa, dos indígenas ( os povos nativos)  nós herdamos alguns  hábitos como tomar banho todos os dias e dormir em redes, bem como alguns alimentos como a mandioca e o milho, já dos africanos herdamos a dança, como o samba e o axé, as comidas como o acarajé, vatapá, jogos como a capoeira.E os imigrantes italianos, japoneses...
Os imigrantes também contribuíram para o legado cultural brasileiro, exemplo disso são as comidas típicas japonesas, chinesas, italianas... Além de traços da arquitetura e algumas cidades onde há o predomínio de descendentes italianos e alemães, especialmente na região SUL.

Mas mesmo com essa mistura de culturas e raças, os europeus sempre se consideraram superiores e quiseram impor sua cultura, praticamente anulando os direitos dos povos indígenas e africanos que ainda hoje sofrem preconceito. E além disso ainda houve uma destruição da nossa flora e fauna, o desmatamento é o principal responsável pela avançada destruição da Amazônia, onde as queimadas preparam os terrenos para os grandes projetos agropecuários.   

Isso é muito triste! :(

Vamos agora analisar o mapa abaixo e verificar onde a maior parte da população brasileira se concentra:





Se observarmos bem o mapa vamos verificar que:
1. A região norte é pouco povoada 2. No litoral do Brasil encontramos as áreas mais povoadas3. O Sudeste é a região mais povoada, pelo fato de as atividades econômicas serem mais desenvolvidas.A região sudeste concentra o maior pólo industrial do país, sendo São Paulo e Rio de Janeiro consideradas metrópoles mundiais.
4. A região Sul também desponto como centro populacional importante.
5. Existem alguns centros isolados com população alta, como Manaus na região Norte.

Vamos falar um pouco sobre a economia das regiões??

O Nordeste foi a primeira área  do território brasileiro a ser ocupada, ainda no Período colonial, graças às suas grandes plantações de cana-de-açucar na chamada Zona da Mata Nordestina.Sudeste, se destacou pela cultura de café, implementada a partir do século XIX , e, posteriormente, a industrialização foram os fatores que mais contribuíram para o adensamento populacional hoje ali verificado.
Já no capítulo 4  falamos sobre a industrialização brasileira, vamos relembrar?

Observe o mapa abaixo: 



A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS   INDÚSTRIAS NO BRASIL

A atividade industrial, muito concentrada no Sudeste brasileiro, de uns tempos pra cá, vem se distribuindo melhor entre as diversas regiões do país. Atualmente, seguindo uma tendência mundial, o Brasil vem passando por um processo de descentralização industrial, chamada por alguns autores de desindustrialização, que vem ocorrendo intra - regionalmente e também entre as regiões.

A CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL NO SUDESTE

A distribuição espacial da indústria brasileira, com acentuada concentração em São Paulo, foi determinada pelo processo histórico, já que no momento do início da efetiva industrialização, o estado tinha, devido à cafeicultura, os principais fatores para instalação das indústrias a saber: capital, mercado consumidor, mão-de-obra e transportes.
Além disso, a atuação estatal através de diversos planos governamentais, como o Plano de Metas, acentuou esta concentração no Sudeste, destacando novamente São Paulo. A partir desse processo industrial e, respectiva concentração, o Brasil, que não possuía um espaço geográfico nacional integrado, tendo uma estrutura de arquipélago econômico com várias áreas desarticuladas, passa a se integrar. Esta integração reflete nossa divisão inter-regional do trabalho, sendo tipicamente centro-periferia, ou seja, com a região Sudeste polarizando as demais. A REGIÃO SUDESTE FOI A PRIMEIRA A SE INDUSTRIALIZAR.
Um fator muito importante para o impulso da industrialização brasileira foi a criação de indústrias de base, quando foi implantada uma grande empresa que trabalhava com a fundição e manufatura do aço, ainda no governo de Vargas.Que foi a implantação da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda no Rio de Janeiro.


A indústria brasileira enfrenta vários problemas que aumentam seus custos e dificultam uma maior participação no mercado externo, tais como:
1. Os baixos investimentos públicos e privados em desenvolvimento tecnológico de algumas regiões como NORTE e NORDESTE.2. As barreiras tarifárias e não-tarifárias impostas por outros países à importação de produtos brasileiros.3. As deficiências dos transportes acarretadas pela má conservação das rodovias e ferrovias para escoamento da mercadoria dentro do país.
O Centro-Sul do Brasil apresenta as maiores diversidades na organização do espaço geográfico. A área mais urbanizada e industrializada localiza-se numa faixa de terra que vai da Grande São Paulo até o Rio de Janeiro, incluindo a Baixada Santista, Vale do Paraíba, Campinas e seus arredores. Contribuiu para essa industrialização a produção de café no século XIX, que acumulou capital especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Atualmente essas duas cidades são tão importantes que se tornaram metrópoles mundiais.Abaixo das metrópoles mundiais temos as metrópoles nacionais, FORTALEZA é um exemplo de metrópole nacional, pois é uma cidade de importância econômica para o país.



Estude bastante pelas atividades da apostila!!
Sei que você vai obter sucesso na sua avaliação!






Nenhum comentário:

Postar um comentário