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domingo, 22 de abril de 2012

Atividade 7º ano.

Atividade para fechamento de estudo do CAPÍTULO 6 da apostila do SAS. Págs. 2 à 14.

01) Explique o trecho da sua apostila que diz " Com a chegada do europeu, iniciou-se uma ocupação não planejada do espaço agrário brasileiro, que resultou em sérios prejuízos para a natureza" Pág.2
02) De que forma a agropecuária influenciou no povoamento do Brasil?
03) Diferencie: Agricultura comercial de Agricultura de subsistência.
04) Qual a importância do rebanho de gado bovino para a economia do Brasil? Em quais estados  a criação de gado bovino é mais expressiva?
05) Qual a importância da criação de aves, suínos e caprinos para a economia do Brasil?
06) Pesquise e responda: O que é extrativismo vegetal? E Silvicultura?
07) Quais estados brasileiros se destacam em Silvicultura?
08) Qual a importância do extrativismo vegetal para a economia brasileira? Quais produtos são mais importantes?
09) Faça um resumo do tópico " Extrativismo vegetal e comprometimento do ambiente" Págs. 8 à 11 da sua apostila.


Vamos mais fundo nas atividades? Responda as questões à seguir em seu caderno e ganhe um ponto!
Obs.: Anote somente o gabarito em seu caderno e confira com a professora na próxima aula.

Aqui vão algumas questões para você aprofundar seu estudo, sugiro o endereço eletrônico  http://www.coladaweb.com/economia/analise-setorial-a-agricultura-brasileira  para pesquisa:

Questões:


01. De acordo com o mapa a seguir, assinale a alternativa cuja seqüência numérica apresente a respectiva correspondência com os produtos de destaque em sua economia:


a) I – petróleo; II – algodão; III – cana-de-açúcar; IV – fumo.
b) I – babaçu; II – cana-de-açúcar; III – fumo; IV – tungstênio.
c) I – carnaúba; II – sal; III – petróleo; IV – cana-de-açúcar.
d) I – cana-de-açúcar; II – petróleo; III – algodão; IV – cacau.
e) I – sal; II – cana-de-açúcar; III petróleo; IV – cacau.
02. (UNIFENAS) O meeiro constitui, no Brasil, um tipo característico de trabalhador rural:
 
a) de cuja terra é co-proprietário.
b) que recebe em pagamento metade do salário pago na região.
c) que recebe em pagamento metade dos lucros do proprietário.
d) que paga ao proprietário metade do aluguel da terra ocupada.
e) que entrega ao proprietário metade do que produziu.
 
 
03. (PUC) O maior parcelamento das propriedades, a presença de culturas diversificadas em áreas de brejos constituem características no Nordeste, notadamente:
 
a) no Meio-Norte.
b) no Agreste.
c) na Zona da Mata.
d) no Sertão
e) no Recôncavo.
 04. (PUC) Entre as explorações tradicionais do Nordeste, aquela tem sido melhor aproveitada pela indústria moderna é a:
 
a) de algodão mocó.
b) da cana-de-açúcar.
c) do couro.
d) do agrave.
e) da mandioca.
 
 
05. (FGV) O litoral sul da Bahia caracteriza-se pela presença da monocultura de:
 
a) cana-de-açúcar
b) algodão
c) amendoim
d) cacau
e) sisal
 
 
06. O produto que acusou uma rápida expansão nos últimos anos, estando entre os quatro mais importantes atualmente exportados pelo Brasil é:
 
a) o arroz, cultivado principalmente  no Rio Grande do Sul e Goiás;
b) o fumo, cultivado principalmente em Santa Catarina e Bahia;
c) o amendoim, cultivado principalmente em São Paulo, Paraná e Mato Grosso;
d) o milho, cultivado principalmente em São Paulo, Paraná e Minas Gerais;
e) a soja, cultivada principalmente no Rio Grande do Sul e Paraná.

 
07. (OSEC) "Nas encostas montanhosas, onde a erosão é mais intensa devem-se cultivar (de preferência em cima de terraços) produtos permanentes, como a arboricultura; os vales e as planícies ficam reservados para as culturas temporárias."

A principal idéia contida no texto é o fato de que:
 
a) As técnicas agrícolas variam de acordo com os tipos de cultivo.
b) As culturas, para defesa dos solos, devem-se distribuir de acordo com o relevo.
c) As técnicas agrícolas estão na dependência dos tipos de relevo.
d) O relevo não pode interferir na escolha dos cultivos.
e) A erosão é mais intensa nas áreas montanhosas do que nas planas.
 
 
08. As primeiras áreas de cultivo do café em São Paulo e Paraná foram respectivamente:
 
a) a Mogiana e o Planalto de Curitiba;
b) a Alta Paulista e o norte do Paraná;
c) o Vale do Paraíba e o norte do Paraná;
d) o Vale do Paraíba e o sul do Paraná;
e) o noroeste de São Paulo e do Paraná.
 
 
09. (STA. CECÍLIA - Santos) Os maiores produtores brasileiros de cana-de-açúcar e cacau são, respectivamente:
 
a) Pernambuco e Bahia
b) Pernambuco e Ceará
c) Ceará e Bahia
d) Paraná e Ceará
e) São Paulo e Bahia
 
 
10. (UNISA) Chamamos de sistemas agrícolas:
 
a) As formas de divisão de glebas, em relação às culturas desenvolvidas.
b) O sistema de distribuição dos cultivos, em relação ao solo e todos produtos agrícolas.
c) As formas de financiamento da produção e da comercialização dos produtos agrícolas.
d) Aos sistemas planejados de produção agrícola.
e) Ao conjunto de técnicas empregadas para obtenção da produção agropastoril.
 
Boa atividade!
Professora Joyce.

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