6º
ano – Capítulo 1: Paisagens, espaço geográfico e trabalho Págs.: 2 á 23
Capítulo 2: Orientação no espaço geográfico Págs.: 24 à 35
Capítulo 2: Orientação no espaço geográfico Págs.: 24 à 35
A turminha do 6º ano estudou bastante nesse começinho de bimestre, não é mesmo?
Nós estudamos as paisagens (modificadas e naturais), a intervenção do Homem na paisagem e no meio ambiente, depois já no capítulo 2 começamos a estudar a orientação humana no espaço geográfico, como o homem se localiza através dos meios naturais e dos meios criados pelo homem.
Vocês lembram dos meios naturais de orientação?
Naturais: Astros ( sol e estrelas) e lua
Artificiais: Rosa-dos-ventos, bússola, GPS, satélites, radares
É muito fácil esse conteúdo não é mesmo?Vamos analisar as imagens abaixo e identificar quais são paisagens naturais e quais são modificadas:
Paisagem natural de Tianguá - Trazida pelo aluno Gabriel Araújo 6º II
Paisagem natural de Tianguá trazida pelo aluno Lucas do 6º II
Paisagem modificada de Tianguá - Trazida pela aluna Maria Clara do 6º II
Paisagem modificada de Tianguá trazida pelo aluno Maurício do 6º II
Paisagem natural de Tianguá trazida pela aluna Sara do 6º I
Está fácil identificar as paisagens naturais e modificadas?
Pois estude os conceitos abaixo para sua provinha:
Espaço geográfico: Conjunto integrado de paisagens, é construído e reconstruído permanentemente pelo trabalho humano e pela natureza.
Elementos naturais da paisagem: Formas de relevo, hidrografia, vegetação e solos constituem esses elementos.
Elementos culturais ( modificados pelo homem) da paisagem: Casas, prédios, pontes, rodovias e plantações são exemplos desses elementos.
Elementos invisíveis da paisagem: O barulho dos automóveis, os odores da poluição ou os laços de amizade entre as pessoas.
Para o homem se orientar no espaço geográfico ele precisou criar meios de orientação, pois os meios naturais poderiam falhar, em um dia nublado, por exemplo, não se consegue ver o sol, a lua ou as estrelas, por isso foram criados:
Bússola : instrumento de orientação semelhante a um relógio possui uma agulha imantada que sempre aponta para o norte magnético da Terra.
GPS (Global System Positioning) – Sigla inglesa que significa “Sistema de Posicionamento Global” – É um meio moderno de orientação, que permite localizar com precisão um objeto em qualquer lugar da superfície da terra através de imagens de satélite.
Você sabe como o homem se orientava pelo sol? Aposto que sim!
Você lembra que a tia falou na aula que o sol e a lua nascem no leste e se poem no oeste, portanto se apontarmos o nosso braço direito para o leste, o braço esquerdo vai para o oeste, o norte fica na nossa frente e o sul atrás de nós?
Que bom que você aprendeu! :)
Você sabia que foi a partir da observação do movimento aparente do sol no céu que o homem pode criar a rosa-dos-ventos? Os pontos cardeais surgiram da observação do céu e dos astros, especialmente do sol.
Nós fizemos a nossa rosa-dos-ventos em sala e um joguinho que trabalho orientação pelos pontos cardeais , foi uma atividade muito divertida!
Pavla e Karícia fazendo a rosa-dos ventos.Pois estude os conceitos abaixo para sua provinha:
Espaço geográfico: Conjunto integrado de paisagens, é construído e reconstruído permanentemente pelo trabalho humano e pela natureza.
Elementos naturais da paisagem: Formas de relevo, hidrografia, vegetação e solos constituem esses elementos.
Elementos culturais ( modificados pelo homem) da paisagem: Casas, prédios, pontes, rodovias e plantações são exemplos desses elementos.
Elementos invisíveis da paisagem: O barulho dos automóveis, os odores da poluição ou os laços de amizade entre as pessoas.
Para o homem se orientar no espaço geográfico ele precisou criar meios de orientação, pois os meios naturais poderiam falhar, em um dia nublado, por exemplo, não se consegue ver o sol, a lua ou as estrelas, por isso foram criados:
Bússola : instrumento de orientação semelhante a um relógio possui uma agulha imantada que sempre aponta para o norte magnético da Terra.
GPS (Global System Positioning) – Sigla inglesa que significa “Sistema de Posicionamento Global” – É um meio moderno de orientação, que permite localizar com precisão um objeto em qualquer lugar da superfície da terra através de imagens de satélite.
Você sabe como o homem se orientava pelo sol? Aposto que sim!
Você lembra que a tia falou na aula que o sol e a lua nascem no leste e se poem no oeste, portanto se apontarmos o nosso braço direito para o leste, o braço esquerdo vai para o oeste, o norte fica na nossa frente e o sul atrás de nós?
Que bom que você aprendeu! :)
Você sabia que foi a partir da observação do movimento aparente do sol no céu que o homem pode criar a rosa-dos-ventos? Os pontos cardeais surgiram da observação do céu e dos astros, especialmente do sol.
Nós fizemos a nossa rosa-dos-ventos em sala e um joguinho que trabalho orientação pelos pontos cardeais , foi uma atividade muito divertida!
Bia Diniz tão concentrada fazendo o jogo.
Bia Fernandes e Lívia também caprichando!
Com as nossas atividades lúdicas realizadas em sala deu para aprender direitinho os pontos cardeais e métodos de orientação, não é mesmo meus amores?
Pois aqui vai a uma rosa-dos-ventos para você relembrar os pontos cardeais e colaterais:
Lembre-se!!
Os pontos cardeais são: NORTE, SUL, LESTE E OESTE
Os pontos colaterais são: NORDESTE, SUDESTE, NOROESTE E SUDOESTE
A Bússola sempre vai apontar para o norte magnético da Terra, por esse motivo ela não fica retinha no ponto norte da rosa-dos-ventos pois ele é o ponto norte geográfico, como a o eixo imaginário da Terra é inclinado cerca de 23 graus, a bússola aponta para o norte magnético um pouco inclinada, veja:
Deu para entender direitinho??!! A Bússola indica : O Norte-Sul ( Magnético)
Para finalizar nosso resumo vamos relembrar a atividade que fizemos em sala essa semana e que foi muito legal, todos os alunos receberam uma imagem de um mapa tirada do programa GOOGLE MAPS, que fornece imagens de satélite de qualquer lugar do mundo, veja só:
Nós localizamos Tianguá no mapa e depois fomos encontrando as cidades mais próximas pelos pontos cardeais:
Sobral e Forquilha estão a Leste de Tianguá
Piracuruca no Piauí está à oeste de Tianguá
Ubajara está à sul de Tianguá
Viçosa está a norte de Tianguá
Legal essa atividade não é mesmo? Pois estude pelo seu caderno do jeitinho que nós fizemos em sala!
Leia atentamente as páginas dos capítulos, no capítulo 1 veja as páginas que se referem à paisagens naturais e modificadas pelo homem ( 2 á 5 ) e também o tópico " O trabalho humano produz o espaço geográfico" (Págs. 11 e 12)
O capítulo 2 é bem curtinho, portanto, será necessário que você leia ele todo
( Págs. 24 à 29).
Reveja as atividades da apostila , elas também vão ajudar bastante o seu estudo!
Desejo uma MARAVILHOSA avaliação!
Que Deus abençoe a sua vida e lhe cumule de muita inteligência.
Até o próximo post.
Professora Joyce Mayara.
vou estudar muito e garanto pelo menos um 8 ou 9
ResponderExcluirse deus quizer....