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quinta-feira, 8 de março de 2012

Roteiro de estudos para o 6º ano (Avaliação mensal)


6º ano – Capítulo 1: Paisagens, espaço geográfico e trabalho Págs.: 2 á 23
              Capítulo 2: Orientação no espaço geográfico Págs.: 24 à 35


A turminha do 6º ano estudou bastante nesse começinho de bimestre, não é mesmo?

Nós estudamos as paisagens (modificadas e naturais), a intervenção do Homem na paisagem e no meio ambiente, depois já no capítulo 2  começamos a estudar a orientação humana no espaço geográfico, como o homem se localiza através dos meios naturais e dos meios criados pelo homem.

Vocês lembram dos meios naturais de orientação?
 
Naturais: 
Astros ( sol e estrelas) e lua
Artificiais: 
Rosa-dos-ventos, bússola, GPS, satélites, radares

É muito fácil esse conteúdo não é mesmo?
Vamos analisar as imagens abaixo e identificar quais são paisagens naturais e quais são modificadas:

Imagem modificada - Trazida pela aluna Bianca Silva ( 6º I)



Paisagem natural de Tianguá - Trazida pelo aluno Gabriel Araújo 6º II




Paisagem natural de Tianguá trazida pelo aluno Lucas do 6º II



Paisagem modificada de Tianguá - Trazida pela aluna Maria Clara do 6º II



Paisagem modificada de Tianguá trazida pelo aluno Maurício do 6º II



   Paisagem natural de Tianguá trazida pela aluna Sara do 6º I

           Está fácil identificar as paisagens naturais e modificadas?

    Pois estude os conceitos abaixo para sua provinha:
Espaço geográfico: Conjunto integrado de paisagens, é construído e reconstruído permanentemente pelo trabalho humano e pela natureza.     

Elementos naturais da paisagem: Formas de relevo, hidrografia, vegetação e solos constituem esses elementos. 

Elementos culturais ( modificados pelo homem) da paisagem: Casas, prédios, pontes, rodovias e plantações são exemplos desses elementos.     

Elementos invisíveis da paisagem: O barulho dos automóveis, os odores da poluição ou os laços de amizade entre as pessoas.
    


Para o homem se orientar no espaço geográfico ele precisou criar meios de orientação, pois os meios naturais poderiam falhar, em um dia nublado, por exemplo, não se consegue ver o sol, a lua ou as estrelas, por isso foram criados:         

Bússola : instrumento de orientação semelhante a um relógio possui uma agulha imantada que sempre aponta para o norte magnético da Terra.
       
GPS (Global System Positioning) – Sigla inglesa que significa “Sistema de Posicionamento Global” – É um meio moderno de orientação, que permite localizar com precisão um objeto em qualquer lugar da superfície da terra através de imagens de satélite.

Você sabe como o homem se orientava pelo sol? Aposto que sim!
Você lembra que a tia falou na aula que o sol e a lua nascem no leste e se poem no oeste, portanto se apontarmos o nosso braço direito para o leste, o braço esquerdo vai para o oeste, o norte fica na nossa frente e o sul atrás de nós?
Que bom que você aprendeu! :)

Você sabia que foi a partir da observação do movimento aparente do sol no céu que o homem pode criar a rosa-dos-ventos? Os pontos cardeais surgiram da observação do céu e dos astros, especialmente do sol.

Nós fizemos a nossa rosa-dos-ventos em sala e um joguinho que trabalho orientação pelos pontos cardeais , foi uma atividade muito divertida!
                                            Pavla e Karícia fazendo a rosa-dos ventos.



Bia Diniz tão concentrada fazendo o jogo.



Bia Fernandes e Lívia também caprichando!


Com as nossas atividades lúdicas realizadas em sala deu para aprender direitinho os pontos cardeais e métodos de orientação, não é mesmo meus amores?

Pois aqui vai a uma rosa-dos-ventos para você relembrar os pontos cardeais e colaterais:






Lembre-se!!

Os pontos cardeais são: NORTE, SUL, LESTE OESTE
Os pontos colaterais são: NORDESTE, SUDESTE, NOROESTE E SUDOESTE

A Bússola sempre vai apontar para o norte magnético da Terra, por esse motivo ela não fica retinha no ponto norte da rosa-dos-ventos pois ele é o ponto norte geográfico, como a o eixo imaginário da Terra é inclinado cerca de 23 graus, a bússola aponta para o norte magnético um pouco inclinada, veja:




Deu para entender direitinho??!! A Bússola indica : O  Norte-Sul ( Magnético)

Para finalizar nosso resumo vamos relembrar a atividade que fizemos em sala essa semana e que foi muito legal, todos os alunos receberam uma imagem de um mapa tirada do programa GOOGLE MAPS, que fornece imagens de satélite de qualquer lugar do mundo, veja só:



Nós localizamos Tianguá no mapa e depois fomos encontrando as cidades mais próximas pelos pontos cardeais:

Sobral e Forquilha estão a Leste de Tianguá
Piracuruca no Piauí está à oeste de Tianguá
Ubajara está à sul de Tianguá
Viçosa está a norte de Tianguá

Legal essa atividade não é mesmo? Pois estude pelo seu caderno do jeitinho que nós fizemos em sala!


Leia atentamente as páginas dos capítulos, no capítulo 1  veja as páginas que se referem à paisagens naturais e modificadas pelo homem ( 2 á 5 ) e também o tópico " O trabalho humano produz o espaço geográfico" (Págs. 11 e 12)
O capítulo 2 é bem curtinho, portanto, será necessário que você leia ele todo
( Págs. 24 à 29).
Reveja as atividades da apostila , elas também vão ajudar bastante o seu estudo!


Desejo uma MARAVILHOSA avaliação!
Que Deus abençoe a sua vida e lhe cumule de muita inteligência.

Até o próximo post.
Professora Joyce Mayara.





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