Olá pessoal!

Sejam bem vindos ao blog de Geografia do Colégio Santa Maria, aqui você vai poder tirar suas dúvidas diretamente com a Tia Joyce sobre conteúdos ministrados em nossas aulas, você também poderá seguir o nosso blog, postar fotos e ficar famoso na galera!

Entre e fique a vontade, porque a nossa missão é ensinar de uma maneira divertida!

Um cheiro da Tia Joyce.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Roteiro de estudos para o 6º ano (Avaliação mensal)


6º ano – Capítulo 1: Paisagens, espaço geográfico e trabalho Págs.: 2 á 23
              Capítulo 2: Orientação no espaço geográfico Págs.: 24 à 35


A turminha do 6º ano estudou bastante nesse começinho de bimestre, não é mesmo?

Nós estudamos as paisagens (modificadas e naturais), a intervenção do Homem na paisagem e no meio ambiente, depois já no capítulo 2  começamos a estudar a orientação humana no espaço geográfico, como o homem se localiza através dos meios naturais e dos meios criados pelo homem.

Vocês lembram dos meios naturais de orientação?
 
Naturais: 
Astros ( sol e estrelas) e lua
Artificiais: 
Rosa-dos-ventos, bússola, GPS, satélites, radares

É muito fácil esse conteúdo não é mesmo?
Vamos analisar as imagens abaixo e identificar quais são paisagens naturais e quais são modificadas:

Imagem modificada - Trazida pela aluna Bianca Silva ( 6º I)



Paisagem natural de Tianguá - Trazida pelo aluno Gabriel Araújo 6º II




Paisagem natural de Tianguá trazida pelo aluno Lucas do 6º II



Paisagem modificada de Tianguá - Trazida pela aluna Maria Clara do 6º II



Paisagem modificada de Tianguá trazida pelo aluno Maurício do 6º II



   Paisagem natural de Tianguá trazida pela aluna Sara do 6º I

           Está fácil identificar as paisagens naturais e modificadas?

    Pois estude os conceitos abaixo para sua provinha:
Espaço geográfico: Conjunto integrado de paisagens, é construído e reconstruído permanentemente pelo trabalho humano e pela natureza.     

Elementos naturais da paisagem: Formas de relevo, hidrografia, vegetação e solos constituem esses elementos. 

Elementos culturais ( modificados pelo homem) da paisagem: Casas, prédios, pontes, rodovias e plantações são exemplos desses elementos.     

Elementos invisíveis da paisagem: O barulho dos automóveis, os odores da poluição ou os laços de amizade entre as pessoas.
    


Para o homem se orientar no espaço geográfico ele precisou criar meios de orientação, pois os meios naturais poderiam falhar, em um dia nublado, por exemplo, não se consegue ver o sol, a lua ou as estrelas, por isso foram criados:         

Bússola : instrumento de orientação semelhante a um relógio possui uma agulha imantada que sempre aponta para o norte magnético da Terra.
       
GPS (Global System Positioning) – Sigla inglesa que significa “Sistema de Posicionamento Global” – É um meio moderno de orientação, que permite localizar com precisão um objeto em qualquer lugar da superfície da terra através de imagens de satélite.

Você sabe como o homem se orientava pelo sol? Aposto que sim!
Você lembra que a tia falou na aula que o sol e a lua nascem no leste e se poem no oeste, portanto se apontarmos o nosso braço direito para o leste, o braço esquerdo vai para o oeste, o norte fica na nossa frente e o sul atrás de nós?
Que bom que você aprendeu! :)

Você sabia que foi a partir da observação do movimento aparente do sol no céu que o homem pode criar a rosa-dos-ventos? Os pontos cardeais surgiram da observação do céu e dos astros, especialmente do sol.

Nós fizemos a nossa rosa-dos-ventos em sala e um joguinho que trabalho orientação pelos pontos cardeais , foi uma atividade muito divertida!
                                            Pavla e Karícia fazendo a rosa-dos ventos.



Bia Diniz tão concentrada fazendo o jogo.



Bia Fernandes e Lívia também caprichando!


Com as nossas atividades lúdicas realizadas em sala deu para aprender direitinho os pontos cardeais e métodos de orientação, não é mesmo meus amores?

Pois aqui vai a uma rosa-dos-ventos para você relembrar os pontos cardeais e colaterais:






Lembre-se!!

Os pontos cardeais são: NORTE, SUL, LESTE OESTE
Os pontos colaterais são: NORDESTE, SUDESTE, NOROESTE E SUDOESTE

A Bússola sempre vai apontar para o norte magnético da Terra, por esse motivo ela não fica retinha no ponto norte da rosa-dos-ventos pois ele é o ponto norte geográfico, como a o eixo imaginário da Terra é inclinado cerca de 23 graus, a bússola aponta para o norte magnético um pouco inclinada, veja:




Deu para entender direitinho??!! A Bússola indica : O  Norte-Sul ( Magnético)

Para finalizar nosso resumo vamos relembrar a atividade que fizemos em sala essa semana e que foi muito legal, todos os alunos receberam uma imagem de um mapa tirada do programa GOOGLE MAPS, que fornece imagens de satélite de qualquer lugar do mundo, veja só:



Nós localizamos Tianguá no mapa e depois fomos encontrando as cidades mais próximas pelos pontos cardeais:

Sobral e Forquilha estão a Leste de Tianguá
Piracuruca no Piauí está à oeste de Tianguá
Ubajara está à sul de Tianguá
Viçosa está a norte de Tianguá

Legal essa atividade não é mesmo? Pois estude pelo seu caderno do jeitinho que nós fizemos em sala!


Leia atentamente as páginas dos capítulos, no capítulo 1  veja as páginas que se referem à paisagens naturais e modificadas pelo homem ( 2 á 5 ) e também o tópico " O trabalho humano produz o espaço geográfico" (Págs. 11 e 12)
O capítulo 2 é bem curtinho, portanto, será necessário que você leia ele todo
( Págs. 24 à 29).
Reveja as atividades da apostila , elas também vão ajudar bastante o seu estudo!


Desejo uma MARAVILHOSA avaliação!
Que Deus abençoe a sua vida e lhe cumule de muita inteligência.

Até o próximo post.
Professora Joyce Mayara.





Roteiro de estudos para o 7º ano ( Avaliação mensal 1º bimestre)


Galerinha vamos relembrar o que estudamos em sala até agora?
Você lembra como o nosso imenso Brasil se formou ao longo dos anos?

Pois bem aqui vai um resuminho.... :)

O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 Km². Em virtude da extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte do continente da América do Sul. No mundo o Brasil se encontra em quarto lugar em tamanho de território, superado apenas por Rússia, Canadá e China, a maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional. O Brasil está totalmente localizado no Hemisfério oeste ou ocidental. Com relação ao clima o Brasil é considerado um país tropical, pois seu território está situado na zona térmica tropical ( entre os trópicos). A costa litorânea do Brasil é menor que a extensão de suas fronteiras com os países da América do Sul,  a costa litorânea mede 7.367 km e o limite interior com os países da América do Sul mede 15.716 km.

A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita em região litorânea do território, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que herança histórica, a forma com que o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral.

Até o século XVI o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha, tratado que dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.
Veja como era o mapa do Brasil no início da colonização, lá por volta de 1500...




O território que hoje conhecemos como Brasil foi divido entre Portugal e Espanha, pois os dois países tinham chegado em pontos diferentes e acreditavam que eram "donos" daquelas terras, para não haver briga, eles dividiram as terras... Foram espertos, não acha?

D. João III que era o rei de Portugal criou a partir de 1534 um sistema de administração territorial que ficou conhecido como SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS.
Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a Coroa Portuguesa).
Este sistema foi criado pelo rei de Portugal com o objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras. Ganharam o nome de Capitanias Hereditárias, pois eram transmitidas de pai para filho (de forma hereditária).
Estas pessoas que recebiam a concessão de uma capitania eram conhecidas como donatários. Tinham como missão colonizar, proteger e administrar o território. Por outro lado, tinham o direito de explorar os recursos naturais (madeira, animais, minérios).

Você lembrou agora o que eram as capitanias hereditárias? Muito bem! :)

O rei ficou com muito medo de perder "suas terras" para invasores, até porque as terras que ficaram na responsabilidade de Portugal no Tratado de Tordesilhas ficaram praticamente abandonadas por um longo período de 30 anos. Nooooooossa! 30 anos? É muito tempo! Esse período ficou conhecido como Período Pré-colonial do Brasil pois a exploração das terras brasileiras ainda não haviam começado efetivamente.

A colonização do Brasil pelos portugueses iniciou-se efetivamente, em 1532, quando Martin Afonso de Sousa desembarcou no atual litoral paulista, e fundou a cidade de São Vicente!
Muitos anos mais tarde é que o Brasil iria tomando a forma que conhecemos hoje, pois depois que acabou o Tratado de Tordesilhas com a União Ibérica, as fronteiras do Brasil começaram a se alargar, e se tornar o gigante que conhecemos hoje. Veja abaixo o mapa do Brasil atual:




Ficou claro esse assunto meus amores?


Pois vamos relembrar os pontos extremos do nosso país?


Estude bastante os pontos extremos!!


O nosso país é muito grande, não é mesmo? Mede 4.394,7 km de extensão de Norte a Sul e 4.319,4 km de Leste á oeste.
E como nós estudamos em sala sabemos que o nosso Território é cortado por 3 FUSOS HORÁRIOS, veja o mapa dos fusos brasileiros:




Imagine que um programa de televisão começou as 17:00 hs no estado do Ceará e esse mesmo programa de televisão esteja sendo assistido em Manaus no estado do Amazonas e lá nas ilhas de Fernando de Noronha,  o horário que ele está sendo exibido não é mesmo, você sabe por que?
Porque o Brasil é cortado por três fusos horários e temos três horas diferentes no Território, nas parte da costa do Oceano Atlântico nas ilhas de Fernando de Noronha ( por exemplo), o horário está atrasado com relação à Greenwich -2 horas, nas regiões Nordeste, parte do Centro-Oeste, sudeste , parte do Norte e sul  vigora o fuso -3 horas com relação à Greenwich e em parte da região Norte e Centro-oeste vigora o fuso -4 horas com relação a Greenwich.

Sabendo disso, a resposta da questão lançada seria: Quando no Estado do Ceará começasse o programa de televisão às 17:00, em Manaus as pessoas iriam ligar a TV às 16:00 e em Fernando de Noronha ás 18:00 hs.

Muito legal não é?




Agora para finalizarmos nosso estudo, observe atentamente os mapas abaixo e verifique as diferenças de regionalização do Brasil:

Brasil dividido em 5 regiões, pelo IBGE , utilizando os critérios naturais
Região Norte: Floresta Amazônica, clima quente e úmido
Região Nordeste: Caatinga e clima seco
Região Sul: Clima frio, mata de araucárias
Região Centro-Oeste: Cerrado, pantanal
Região sudeste: Montanhosa, clima frio de altitude


Brasil dividido em 3 regiões geoeconômicas:
Região Amazônia: a região teve uma ocupação recente em comparação à das demais regiões. A partir da década de 1960, os governos introduziram diversos projetos na região -  por exemplo, a instalação de empresas agropecuárias e de mineração, incentivando sua ocupação e integração á economia nacional. Região Centro-Sul:  Juntou três regiões do mapa do IBGE ( Regiões sul, sudeste e centro-oeste) a região concentra a maior parte a população e da produção industrial e agropecuária nacionais. Detém, ainda, a maior parte da renda do país, e o maior parque industrial também, o que gera grandes diferenças econômicas e sociais em relação ao restante do território.
Região Nordeste: A produção de açúcar, que sustentou a economia da região por muito tempo e foi a principal atividade produtiva de nosso país no século XVII, entrou em declínio e fez a região perder sua principal fonte de riqueza. Durante o século XX, a região tornou-se um espaço de perdas populacionais, pois as pessoas passaram a migrar para outras regiões em busca de melhores condições de vida.






Brasil divido em 4 regiões os "quatro brasis" de Milton Santos:
Nem cinco, nem três - quatro "Brasis". A regionalização sugerida por Milton Santos pretende registrar a "difusão diferencial do meio técnico-científico-informacional". A idéia de Região Concentrada não é nova. O próprio Milton Santos, junto com Ana Clara Torres Ribeiro, sugeriram o uso da denominação em 1979. A novidade está na elucidação do conceito pela sua conexão com a implantação das  infra-estruturas  e das redes  de informação que veiculam a revolução tecnocientífica.
a) A Região Concentrada caracteriza-se pela densidade do sistema de relações  que intensifica os  fluxos  de mercadorias, capitais  e informações. O seu núcleo é a metrópole paulista, que desempenha funções  de cidade global e reforça o comando sobre o território nacional. A união do Sul e Sudeste é característica básica dessa forma dessa forma de regionalização.b) O Centro-Oeste emerge como área de ocupação periférica, fundada na especialização agropecuária e na modernização subordinada às necessidades das firmas que têm sede na Região Concentrada. O estado de Tocantins, estranhamente deslocado para a Região Norte pela Constituição de 1988, reincorpora-se ao Centro-Oeste.

c) O Nordeste define-se pelo peso das heranças: "é uma área de povoamento antigo,onde a constituição do meio mecanizado se deu de forma pontual e pouco densa". A rugosidade do espaço geográfico retarda os fluxos. A instalação das infra-estruturas e redes informacionais  realiza-se de modo descontínuo, "sobre um quadro sócio espacial praticamente engessado".

d) A Amazônia caracteriza-se pela baixa demográfica ( poucas pessoas em um território extenso) e baixa tecnologia. Os  sistemas  informacionais  não são tão avançados como na região concentrada. 





Terminamos por aqui nosso resumo, estude bastante essas formas de regionalizações, analise as diferenças entre cada uma delas e tire suas conclusões...

Tenho certeza de que você fará uma ótima avaliação!!

Até a próxima meus amores.
Professora Joyce.







quarta-feira, 7 de março de 2012

Roteiro de estudos para avaliações mensais 1º bimestre ( 9 º ano)

9º ano – Capítulo 1: Globalização e o avanço tecnológico. Págs. 2 à 9
              Capítulo 2 : Globalização e meio ambiente Págs. 10 à 19
              Capítulo 3 : Globalização e formação de blocos econômicos Págs. 20 à 27.


Galerinha a nossa avaliação mensal vai abordar além dos conteúdos da apostila, a música "Globalização" do grupo Tribo de  Jah que nós estudamos em sala, e algumas frases d itas por Gordon Gekko do filme "Wall Street 2", segue abaixo a letra da música, caso você não a encontre no seu material, e algumas frases do filme para você analisar, estudar e relacionar com a globalização mundial.

Observe com cuidado os trechos grifados, leia os comentários que eu coloquei ao lado dos trechos e tire suas conclusões sobre a globalização e o capitalismo!

Música - GLOBALIZAÇÃO (Tribo de Jah)

Globalização é a nova onda
O império do capital em ação ( O império do capitalismo reinando no mundo)
Fazendo sua rotineira ronda
No gueto não há nada de novo
Além do sufoco que nunca é pouco
Além do medo e do desemprego, da violência e da impaciência
De quem partiu para o desespero numa ida sem volta
( Desigualdade social)
Além da revolta de quem vive as voltas
Com a exploração e a humilhação de um sistema impiedoso, nada de novo
Além da pobreza e da tristeza de quem se sente traído e esquecido
Ao ver os filhos subnutridos sem educação
Crescendo ao lado de esgotos, banidos a contragosto pela sociedade

Declarados bandidos sem identidade
Que serão reprimidos em sumária execução sem nenhuma apelação
Não há nada de novo entre a terra e o céu, nada de novo
Senão o velho dragão e seu tenebroso véu de destruição e fogo
Sugando sangue do povo,de geração em geração, especulando pelo mundo todo
É só o velho sistema do dragão. Não, não há nenhuma ilusão, ilusão
Só haverá mais tribulação, tribulação
Os dirigentes do sistema impõem seu lema: ( Quem são os dirigentes do sistema capitalista?)
Livre mercado, mundo educado para consumir e existir sem questionar ( Nós somos educados para consumir mais e mais e mais...)
Não pensam em diminuir ou domar a voracidade
E a sacanagem do capitalismo selvagem
Com seus tentáculos multinacionais querem mais, e mais, e mais... Lucros abusivos
Grandes executivos são seus abastados serviçais
Não se importam com a fome, com os direitos do homem
Querem abocanhar o globo, dividindo em poucos o bolo
( Poucos países detêm todo o poder do mundo)
Deixando migalhas pro resto da gentalha, em seus muitos planos
Não veem seres humanos e os seus valores, só milhões e milhões de consumidores
São tão otimistas em suas estatísticas e previsões
Falam em crescimento, em desenvolvimento por muitas e muitas gerações
Não há nada de novo entre a terra e o céu, nada de novo
Senão o velho dragão e seu tenebroso véu de destruição e fogo
Sugando sangue do povo, De geração em geração
Especulando pelo mundo todo, é só o velho sistema do dragão
Não, não há nenhuma ilusão, ilusão
Só haverá mais tribulação, tribulação
Não sentem o momento crítico, talvez apocalíptico
Os tigres asiáticos são um exemplo típico,
Agora mais parecem gatinhos raquíticos e asmáticos
Se o sistema quebrar será questão de tempo
Até chegar o racionamento e o desabastecimento
Que sinistra situação!
O globo inchado e devastado com a superpopulação
Tempos de barbárie então virão, tempos de êxodos e dispersão
A água pode virar ouro
, o rango um rico tesouro ( Em poucos anos os países estarão guerreando por água e comida, pois com o consumo exagerado dos dias atuais, vai acabar logo, logo.)
Globalização é uma falsa noção do que seria a integração,
Com todo respeito a integridade e a dignidade de cada nação
É a lei infeliz do grande capital,
O poder da grana internacional que faz de cada país apenas mais um seu quintal
É o poder do dinheiro regendo o mundo inteiro
Ricos cada vez mais ricos e metidos
Pobres cada vez mais pobres e falidos

Globalização, o delírio do dragão!


Estude bastante essa letra, pois na sua avaliação vou perguntar algumas coisinhas sobre ela....

Aqui abaixo vão algumas  "pérolas" de Gordon Gekko ( personagem do filme "Wall Street 2" para você analisar e tirar suas conclusões:

“A ganância, na falta de uma palavra melhor, é boa. A ganância é certa. A ganância funciona. A ganância esclarece, leva adiante e captura o espírito revolucionário. A ganância, em todas as suas formas; ganância por vida, por amor, por dinheiro, conhecimento marcou a ascensão da humanidade.”

“O que vale a pena ser feito, vale a pena ser feito por dinheiro”

“A mercadoria de maior valor é a informação”

“Se você não está dentro do sistema, você está fora”
Gordon Gekko
Wall Street 2 – O dinheiro nunca dorme. (2010)


Essas frases de Gekko definem bem o que é globalização, pois nesse sistema mundial os países que detém o maior poder são os mais ricos, os que tem mais acesso á internet e tecnologias, você vale aquilo que você tem e não o que você é, por isso ele diz que a Ganância é boa, pois quanto mais o Homem tem, mais ele quer e quanto mais ele tiver mais valorizado ele será.

Podemos dizer que as redes sociais e a INTERNET ( a rede mundial de computadores) ajuda bastante a  acirrar as desigualdades mundiais, pois os países que detém o poder tecnológico estão na frente dos que ainda estão se estruturando economicamente, sem contar com a rapidez das informações que correm no mundo, o que gera um processo de maior proximidade dos países com mais recursos e afastamento dos países com menos recursos.


 
Como resultado das recentes transformações econômicas ocorridas no espaço mundial, hoje duas tendências convivem e conflitam. Uma é a globalização dos mercados, estimulando o fluxo planetário das mercadorias. A outra é a de regionalização econômica, na atualidade melhor definida a partir da Formação de blocos econômicos que tem por finalidade o desenvolvimento dos países-membros de cada bloco, protegendo-os de crises financeiras com o pacto de ajuda mútua, quebrando barreiras alfandegárias e facilitando a imigração.


Os blocos econômicos com maior destaque mundial são:
 


CEI
Comunidade dos Estados Independentes - Liderada pela Rússia e seus vizinhos, uma tentativa de manter a URSS que não deu certo e tornou-se "Bloco Econômico".APEC
Associação Econômica do Pacifico, liderada pelos Estados Unidos e seguidores (Países do Pacífico Sul).
NAFTA
Bloco Econômico da América do Norte, México, Canadá e liderança dos Estados Unidos da América.MERCOSUL
Bloco econômico do cone sul, Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil, criado para incentivar o comércio nas américas e seus países e frear a pressa dos Americanos na formação da ALCA(Associação do Livre comércio das América - A grande obsessão dos EUA).

U. E.

União Européia 


Conhecido inicialmente como Comunidade Econômica Européia (CEE), o bloco econômico formado por 15 países da Europa Ocidental passa formalmente a ser chamada de UNIÃO EUROPÉIA (EU) em 1993, quando o Tratado de Maastricht entra em vigor. É o segundo maior bloco econômico do mundo em termos de PIB, com uma população de 374 milhões de pessoas.

Histórico:
1951 - Criada a Comunidade Européia do Carvão e do Aço
1957 - Tratado de Roma (Comunidade Econômica Européia - Europa dos 6)
1992 - Consolidação do Mercado Comum Europeu (eliminação das barreiras alfandegárias)
1993 - Entra em vigor o Tratado de Maastricht (Holanda), assinado em 1991  
  


Membros: França, Itália, Luxemburgo, Holanda, Bélgica, Alemanha (1957), Dinamarca, Irlanda, Reino Unido (1973), Grécia, Espanha, Portugal (1981/1986), Áustria, Suécia e Finlândia.

Em 2004 ocorreu o ingresso de mais 10 países: Letônia, Estônia, Lituânia, Eslovênia, República Tcheca, Eslováquia, Polônia, Hungria, Malta e Chipre.

  

ALCA

Acordo de Livre Comércio das Américas

A ALCA foi proposta em 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos (exceto Cuba). O prazo mínimo para a sua formação é de 7 anos, quando poderia transformar-se em um dos maiores blocos comerciais do mundo.

Com o PIB total de 12,5 trilhões de dólares (maior que o da União Européia - U.E.), os países da ALCA somariam uma população de 790 milhões de habitantes, o dobro da registrada na U.E. Na prática, sua formação significaria abortar os projetos de expansão do MERCOSUL e estender o NAFTA para o restante das Américas.

Os EUA são os maiores interessados em fechar o acordo. O país participa de vários blocos comerciais e registrou em 2000 um déficit comercial de quase 480 bilhões de dólares. Precisa, portanto, exportar mais para gerar saldo em sua balança comercial. Com uma área livre de impostos de importação, os norte-americanos poderiam suprir as demais nações da América com suas mercadorias.

Mas a ALCA não foi implantada, pois seria como uma carta branca ao imperialismo estadunidense, e o Brasil foi um dos países que não aceitou o acordo!



Meninos e meninas do 9º ano estudem bastante, leiam a apostila, revejam as atividades...
E façam excelente prova!

Confio no potencial de vocês.
Até o próximo post.
Professora Joyce.







terça-feira, 6 de março de 2012

Roteiro de estudos para 8º ano (Avaliação mensal 1º bimestre)

8º ano -  Capítulo 1 : O mundo dividido segundo o critério ideológico Págs.: 2 à 19
              Capítulo 2 : Regionalização mundial segundo nível de desenvolvimento Págs.:      
              20 à 35.
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. Antes do declínio da União Soviética existia o mundo bipolar, no qual havia duas potências mundiais, uma representava a ideologia do socialismo (União Soviética) e a outra, o capitalismo (Estados Unidos), ambas apoiadas por outros países que se identificavam com os respectivos sistemas.
Fonte: geografandosm.blogspot.com.br


Por serem duas ideologias diferentes, o capitalismo e o socialismo apresentam características distintas:


Sobre o sistema capitalista é correto afirmar que:

* Nesse sistema socioeconômico predominam as propriedades privadas.* Há pouca interferência do poder público na economia.
* Há a livre concorrência entre as empresas
* Há a formação de 
 monopólios ou oligopólios ( o poder nas mãos de poucos)* O trabalho é assalariado, e o salário é determinado pela lei da oferta e da procura ( A lei da oferta e da procura determina quanto é o preço das mercadorias, quando mais há produtos para serem vendidos mais baratos eles ficam, quanto menos produtos mais caros eles ficam)
* Você vale aquilo que você tem.


Sobre o sistema socialista podemos afirmar que:
* As atividades econômicas devem seguir uma planificação idealizada e executada pelo Estado.* São objetivos desse sistema socioeconômico a eliminação das diferenças sociais e a garantia de qualidade de vida para a população.
* Não existem classes sociais (Todos são iguais)
* As terras e os meios de produção pertencem ao Estado.* O emprego é garantido pelo Estado, e o salário dos trabalhadores também é definido por ele.

O capitalismo passou por várias fases, são elas:Capitalismo comercial: Fase marcada pela expansão marítima com as Grandes Navegações iniciadas no século XV, o comércio de mercadorias e a exploração de colônias entre os século XV e XVIII possibilitaram a acumulação de capital pela burguesia.
Capitalismo industrial: A
 acumulação de capital e as crescentes exigências do mercado consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias.Como consequência da industrialização, ocorreu um grande aumento da produção de mercadorias, o que multiplicou os lucros e elevou a concentração do capital.
Capitalismo financeiro: 
É a fase atual, caracterizada pela integração entre capital industrial e capital bancário. As indústrias incorporam ou criam bancos, ou os bancos absorvem indústrias.A bolsa de valores é um dos grandes símbolos deste tipo de capitalismo, representando um termômetro mundial.

O mundo passou por várias regionalizações:
* Primeiro, segundo e terceiro mundo
* Países centrais e países periféricos
* Países do Norte e países do Sul



A divisão que vigora atualmente é  a de países do Norte e países do Sul.

Qual a diferença entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos?
Mais que um simples critério de localização no globo terrestre, atualmente a divisão entre o norte e o sul está baseada em critérios de desenvolvimento econômico e social. Fazem parte do norte os países desenvolvidos, com alto grau de industrialização, uma população em sua maioria urbanizada e uma expectativa de vida elevada.
Os países do sul têm industrialização tardia e dependente ou não são industrializados; sua infra-estrutura é deficiente; a agricultura não usa técnicas modernas e grande parte desses países tem predomínio de população rural. Seus indicadores socioeconômicos são muito baixos e, conseqüentemente, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) também é.
 
A linha do Equador não é levada em consideração pois ela divide o mundo em dois Hemisférios geográficos, o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul, porém nem todos os países que fazem parte do Hemisfério Norte são desenvolvidos e nem todos os países que fazem parte do Hemisfério Sul são desenvolvidos.

Um dos itens que são medidos para saber se um país é do Norte (desenvolvido) ou do Sul (Subdesenvolvido) é o IDH (índice de Desenvolvimento Humano).


O Brasil mesmo sendo a 6ª maior economia do mundo está em 84º no IDH, ou seja mesmo com toda a riqueza que existe em nosso país a nossa população ainda não vive com todos os recursos necessários a uma vida digna, pois a corrupção e o desvio de verbas públicas prejudicam a vida das pessoas que precisam de serviços básicos de educação, saúde, educação, segurança...

 

A América Anglo-Saxônica e a Europa ocidental concentram o maior número de países com os mais elevados IDHs.
 A América Latina como um todo apresenta IDH médio, a África apresenta em geral IDHs baixos.

Resumindo os países do Norte possuem os mais elevados IDHs e os países do Sul IDHs médio e baixo.



Posições dos países no ranking do IDH mudial

1 Islândia 0.968 
2 Noruega 0.968 
3 Canadá 0.967 
4 Austrália 0.965 
5 Irlanda 0.960 
6 Holanda 0.958 
7 Suécia 0.958 
8 Japão 0.956 
9 Luxemburgo 0.956 
10 Suíça 0.955 
11 França 0.955 
12 Finlândia 0.954 
13 Dinamarca 0.952 
14 Áustria 0.951 
15 Estados Unidos 0.950 
16 Espanha 0.949 
17 Bélgica 0.948 
18 Grécia 0.947 
19 Itália 0.945 
20 Nova Zelândia 0.944 
21 Grã-Bretanha 0.942 
22 Hong Kong 0.942 
23 Alemanha 0.940 
24 Israel 0.930
25 Coréia do Sul 0.928 
26 Eslovênia 0.923 
27 Brunei 0.919 
28 Cingapura 0.918 
29 Kuait 0.912 
30 Chipre 0.912 
31 Emirados Árabes Unidos 0.903 
32 Bahrein 0.902 33 Portugal 0.900 
34 Qatar 0.899 
35 República Tcheca 0.897 
36 Malta 0.894 
37 Barbados 0.889 
38 Hungria 0.877 
39 Polônia 0.875 
40 Chile 0.874 
41 Eslováquia 0.872 
42 Estônia 0.871 
43 Lituânia 0.869 
44 Letônia 0.863 
45 Croácia 0.862 
46 Argentina 0.860
47 Uruguai 0.859
48 Cuba 0.855 
49 Bahamas 0.854 
50 Costa Rica 0.847 
51 México 0.842 
52 Líbia 0.840 
53 Oman 0.839 
54 Seychelles 0.836 
55 Arábia Saudita 0.835 
56 Bulgária 0.834 
57 Trinidad e Tobago 0.833 
58 Panamá 0.832 
59 Antígua and Barbuda 0.830
60 São Cristóvão e Névis 0.830
61 Venezuela 0.826 
62 Romênia 0.825 
63 Malásia 0.823 
64 Montenegro 0.822 
65 Sérvia 0.821 
66 Santa Lúcia 0.821 
67 Belarus 0.817 
68 Macedônia 0.808 
69 Albânia 0.807  (...)
84 Brasil 0.807 
85 Cazaquistão 0.807 
86 Equador 0.807 
87 Rússia 0.806 
88 Ilhas Maurício 0.802
89 Bósnia-Hezergóvina 0.802
IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano . Esse índice é uma das formas de medir o progresso econômico e o bem-estar de uma nação, levando em consideração três indicadores:
1. Nível de saúde (expectativa de vida e mortalidade infantil)
2. Qualidade da Educação (levando em conta a taxa de analfabetismo adulto e a média dos anos de estudo)
3. Nível da renda com base no Produto Interno Bruto (PIB), avaliando o poder de compra da população.  

A cada desses itens é dada uma nota e depois somada. Como você deve saber quanto mais próximo do 1 for a nota, melhor a qualidade de vida do país e quanto mais próximo do 0, pior a qualidade de vida.

Estude bastante para sua avaliação mensal!
Confio no seu potencial....
Professora Joyce.








Projeto: Localizar é preciso! 6º ano

Continuando as atividades do projeto: " Localizar é preciso" do 6º ano, essa semana produzimos um jogo muito legal, chamado " Onde você chegou?", segue abaixo as instruções de como fazer o jogo e como jogar e ainda as fotos dos alunos do 6º III confeccionando o jogo:
Aproveite para estudar essa dicas de orientação que seguem....

A forma mais comum de orientação na superfície da Terra é com os pontos cardeais. O Norte (N) e o Sul (S) apontam para os pólos terrestres e a direção Leste (L ou E) e Oeste (O ou W), corresponde à direção perpendicular (Norte-Sul).   
 
Sendo os mapas, representações da superfície terrestre orientados através dos pontos cardeais, esse aprendizado torna-se uma competência necessária tanto para o leitor quanto para o mapeador que tem por objetivo elaborar um mapa passível de identificação e que possibilite a localização dos espaços e/ou elementos representados.
Portanto dentro da proposta de educação cartográfica, é importante preparar as crianças para conceitos como o de pontos cardeais. Nas séries iniciais, esse conceito demanda uma preparação por parte das crianças, que devem inicialmente considerar a localização dos objetos uns em relação aos outros, independente do seu posicionamento, e a partir de atividades no espaço concreto de vivência do aluno, utilizando movimentações no próprio meio.        
 
A proposta é que mediante uma atividade lúdica as crianças solidifiquem a construção do conceito de navegação e direcionamento.
Essa atividade prepara as crianças para o entendimento do conceito de pontos cardeais.

Jogo - “Onde você chegou ?”
Materiais Necessários: 
 
• Caixa grande de ovos, feita de papelão, 
• caneta hidrocor, 
• cartolina;
• tampa de garrafa de refrigerante;
 
Preparando o Material: 
 
O Tabuleiro:
 
Com a caixa de ovos será feito um tabuleiro. Nas pinos superiores da caixa de ovos, cole os círculos de papel com os códigos que a professora determinou, números e letras em ordem aleatória.

A ordem do tabuleiro fica assim:

1A 1B 1C 1D 1E
2A 2B 2C 2D 2E
3A 3B 3C 3D 3E
4A 4B 4C 4D 4E
5A 5B 5C 5D 5E
6A 6B 6C 6D 6E
As Cartas:
 
Agora vamos produzir as cartas!
Sugere-se que elas sejam retangulares e coloridas. Devem contar com uma numeração - carta 01, carta 05 - com comandos  como:
§        * ande duas casas à norte;
§        * ande uma casa á sul;

Estes comandos  serão executados pelos alunos para navegarem no tabuleiro. Quanto às cartas, estas podem ser feitas de cartolina, papelão ou de outro material disponível em sua escola.
Cada carta tem uma seqüência de comandos e também a resposta de onde esta seqüência terminará.
Para iniciar o jogo, formam-se as duplas, onde se intercala, uma partida um aluno fica com um maço de cartas e dá os comandos e o outro segue as ordens, executando os movimentos com a tampa de refrigerante, percorrendo o tabuleiro.      
 O aluno com as cartas, dá a sequência de comandos ao colega e este percorre o tabuleiro, usando a tampa de refrigerante. A cada comando ele passa pelos números e letras escritos no fundo da caixa.
Ao final o aluno que estiver na vez de dar as cartas pergunta ao colega: “Aonde você chegou?”
O aluno que percorre o tabuleiro com a tampa deve responder a pergunta, identificado em que local está a tampa e dizer qual a letra ou número está representada no local.

Essa é uma proposta de aula que trabalha a questão da navegação - direita, esquerda, frente e trás - e portanto também trabalha a questão da lateralização nos alunos, associando aos pontos cardeais. É importante que essa atividade seja trabalhada em conjunto com o professor de matemática, que poderá dar ênfase a aspectos pertinentes à sua disciplina.        
O professor deve acompanhar as duplas e ir orientando as crianças.


Que legal essa atividade não é meus amores?!
 Não esqueçam de trazer o jogo pronto para nós jogarmos em sala de aula na próxima semana!
Cheiro da Tia Joyce.



Segue as fotos dos alunos do 6º III confeccionando os jogos:
 































Aluno do Colégio Santa Maria aprende assim.. Brincando, fazendo e aprendendo!
Porque "LOCALIZAR É PRECISO!"


Até a próxima meus amores!