Estão gostando do nosso projeto: Localizar é preciso! ?? Espero que estejam aprendendo bastante com nossas aulas e não se percam no conteúdo, porque localizar-se é sempre preciso....
Lembram do nosso vídeo de introdução?? Sobre a História da bússola? Vamos relembrar e estudar um pouquinho para nossa provinha mensal?!
Aqui vai um breve resuminho do nosso projeto para ficar antenado nas nossas atividades!! Se liga aí....
1. Identificação do projeto:
Tema: Localizar é preciso!
Tempo de execução: 1º bimestre
Culminância: 29/03/2013
Projeto interdisciplinar com: Matemática, geometria, História, Artes
Público alvo: 6º ano Fundamental II do Colégio Santa Maria
Professora responsável: Joyce Mayara
2. Apresentação do projeto:
Pretendendo construir uma proposta, que prepare o aluno para se localizar, compreender e atuar no mundo em que vivemos, reconhecendo a problematização da realidade, formular proposições, reconhecer as dinâmicas existentes no espaço geográfico social, pensar e atuar criticamente em sua realidade tendo em vista a sua transformação e sustentabilidade. O espaço geográfico, objeto de estudo da geografia, se apresenta como realidade imediata do aluno. Esse fato traz uma importante reflexão no sentido de que o professor de geografia deve ser capaz de atar as pontas entre o espaço vivido por seu educando e a teoria geográfica, neste sentido destacando que “ formar uma consciência espacial é mais do que conhecer, é localizar, é analisar, é sentir, é compreender” a especialidades das práticas sociais para poder intervir nelas a partir de convicções elevando a prática cotidiana, acima das ações particulares, ao nível humano.
3. Problematização
É essencial que o nosso aluno esteja informado e localizado dentro do meio em que vive, e no mundo globalizado de hoje onde a tecnologia impera, e encurta cada vez mais as distâncias, o professor de geografia deve estar preparado para utilizar as novas tecnologias a favor do processo de ensino-aprendizagem, ao elaborar um trabalho com projetos, busca-se superar as práticas habituais, monótonas, descontextualizadas do processo educacional por uma prática mais dinâmica, prazerosa e contextualizada, proporcionando situações de aprendizagem em que os alunos aprendam fazer errando, acertando, pesquisando, levantando hipóteses, experimentando, investigando, refletindo, construindo, intervindo, concluindo com conteúdos diversificados, contextualizados, gerando situações de aprendizagem reais e significativas, trabalhando os conteúdos de forma interdisciplinar e contextualizada.
4. Justificativa
A localização é essencial em nossa vida, desde o caminho de casa até a escola até a distância entre cidades, estados e países, “Localizar é preciso!” é um tema bastante abrangente e necessário haja vista o mundo globalizado em que vivemos onde as distâncias estão sendo encurtadas cada vez mais, a tecnologia domina todo o processo de localização, mas que requer ser necessário ter senso de direção até mesmo para manusear as novas tecnologias, o presente projeto se faz essencial portanto, na vida escolar e pessoal de nossos alunos que necessitam ter embasamento teórico e prático sobre localização sobre o Planeta Terra.
5. Objetivos
Geral:
*Conhecer a importância da geografia na orientação pelos espaços geográficos, desenvolvendo o conhecimento científico, tecnológico, intelectual, geográfico e crítico dos alunos, enfatizando as mais variadas formas de localização sobre o Planeta Terra.
Específicos:
*Aprender os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais e os principais instrumentos de orientação.
* Relacionar os pontos geográficos com a Rosa-dos-ventos
* Conhecer as linhas imaginárias ( paralelos e meridianos) que dividem a Terra
* Conhecer e verificar as coordenadas (latitude e longitude) do planeta
* Conhecer os hemisférios da Terra
* Aprender o conceito de fuso horário e sua distribuição na Terra
6. Desenvolvimento:
Iniciaremos o projeto com uma atividade artística de produção das rosa-dos-ventos, onde os alunos poderão construir os pontos cardeais , colaterais e subcolaterais através de atividade lúdica, iniciando assim o processo de construção da aprendizagem, onde o educando produz o conhecimento de uma maneira de fácil compreensão holística.
Para colocar em prática o conhecimento dos pontos cardeais, trabalharemos um jogo em grupo, chamado “Onde você chegou?”, com caixas de ovos, tampinhas de garrafas pet e cartões de cartolina.
A produção das rosas-dos-ventos norteará nossa produção a partir de então, tendo essa produção como ponto de partida faremos observações em vários lugares da escola, onde os alunos com suas rosas-do-vento poderão localizar-se nos mais variados pontos.
Continuaremos nossas atividades com a construção de uma bússola, com material simples indicado no livro didático, com a bússola e a rosa-dos-ventos em mãos, faremos um mapeamento do bairro com as ruas que circundam a escola, através do programa de computador Google maps.
Depois da atividade de observação e anotação em campo, trabalharemos com a construção de mapas em sala, o mapeamento das ruas que rodeiam a escola será realizado por grupos em atividade de classe, orientada pela professora.
Com o mapeamento feito, concluiremos as atividades com uma atividade sobre coordenadas geográficas, através de um jogo de batalha naval, que trabalha a localização dos paralelos e meridianos que cortam o Planeta Terra, realizada no pátio da escola em mapa de Tnt, onde os alunos poderão localizar alguns pontos principais sobre o globo.
7. Atividades do projeto:
* Produção de rosa-dos-ventos por cada aluno
* Produção de jogo: “Onde você chegou?” Com caixa de ovos e tampinha de garrafa pet.
*Aula de localização das ruas no entorno da escola ( Pode ser aula de campo e pode ser aula no laboratório de informática através do Google maps.)
* Passeio pela escola, marcar os pontos cardeais dentro da escola.
* Produção de uma bússola
* Construção do jogo de batalha naval para trabalhar coordenadas geográficas
* Mapeamento da escola a partir de três pontos: pátio do fundamental I (próximo á quadra), Corredor do Fundamental II e Cantina Fundamental II.
7. Fechamento do projeto
O projeto terá como culminância o mapeamento de localização da escola feito pelos alunos, que depois de um estudo participativo e análise de campo, afixarão placas com uma rosa-dos-ventos em locais estratégicos da escola, contendo as seguintes informações:
* Nome dos integrantes do grupo
* Projeto e disciplina
* Ano que lecionam
* Foto da turma
* Rosa-dos-ventos em tamanho grande ( duas folhas de isopor grossas)
* Pontos da escola direcionados nas pontas da rosa-dos-ventos
Obs: Os locais onde serão fixadas as placas de localização serão obtidos a partir de sorteio.
Obs: Os trabalhos produzidos pelos alunos (rosa-dos-ventos, bússola, mapa grande em tnt (coordenadas geográficas), ficarão expostos na praça de alimentação por uma semana, depois esse material ficará exposto na sala para fins de consultas em aulas posteriores.)
8. Avaliação
A avaliação dos alunos será contínua, desde o esforço individual na produção dos trabalhos até a cooperação em grupo, também será avaliado o comportamento, participação, respeito ao professor, colegas e funcionários da escola, assiduidade, pontualidade e compromisso com as responsabilidades assumidas. Será analisado a qualidade do material produzido pelos alunos e também o esforço em desempenhar as tarefas da maneira mais precisa possível.
9. Bibliografia consultada
Araujo, R. Guimarães, Costa, Wagner, 1998.Construindo a Geografia, Editora Moderna.176 páginas.
Magnoli, D.; Araujo, R.; 2000. Projeto de Ensino de Geografia , Editora Moderna. 336 páginas.
Pereira, D.; Santos, D.; Carvalho, M.1999. Geografia Ciência do Espaço, Atual Editora. 193 páginas.
Apostila Sistema Ari de Sá. GEOGRAFIA- 6º ANO – FUNDAMENTAL II. Volume 1.
Projeto Radix: GEOGRAFIA 7º ano/Valquíria Pires, Beluce Bellucci. – São Paulo: Scipione,2009.
Geografia: Espaço e vivência.7º ano/Levon Boligian...[ et al.]. – 2 ed. – São Paulo: Atual, 2009.
Sites:
sogeografia.com.br
nationalgeographic.com
colegioweb.com
brasilescola.com
geografia.com.br
Aqui vão algumas fotos do nosso trabalho realizado até agora:
Data: 11/03/2013
PRODUÇÃO DE BÚSSOLA CASEIRA:
EM BREVE MAIS FOTOS E MAIS POSTAGENS....
GOSTOU?? Então curte e compartilhe!!
Abraços... Tia Joyce.
Muito leeeeeeegal, estava precisando de uma ideia assim. Na escola onde eu trabalho, eles estão utilizando o tablet (Apostilas online) e nele tenho a possibilidade de está usando o Google Maps, o aplicativo mesmo, mas é muito legal o aluno utilizar da sua criatividade, tecnologia é bom, mas não podemos deixar de utilizar essas atividades. Abraço e Boa sorte! Beijos
ResponderExcluir