Olá pessoal!

Sejam bem vindos ao blog de Geografia do Colégio Santa Maria, aqui você vai poder tirar suas dúvidas diretamente com a Tia Joyce sobre conteúdos ministrados em nossas aulas, você também poderá seguir o nosso blog, postar fotos e ficar famoso na galera!

Entre e fique a vontade, porque a nossa missão é ensinar de uma maneira divertida!

Um cheiro da Tia Joyce.

domingo, 26 de maio de 2013

FEIRA NORDESTINA COLÉGIO SANTA MARIA 2013!!!



Está chegando o maior evento de cultura popular nordestina que essa cidade já viu... São os cumpade e as cumade do 5º e 7º ano do Colégio Santa Maria que estão organizando o evento... Então é certeza de sucesso não é mesmo??!! Nosso encontro será no dia 13 de Junho de 2013 na quadra do Colégio Santa Maria extensão!!

Aqui vai o projeto na íntegra para pais e alunos interessados em saber detalhes do mesmo e logo abaixo disponibilizarei algumas imagens e vídeos para ajudar os alunos nas suas pesquisas!!

SEJAM MUITO BEM-VINDOS AO MUNDO DA CULTURA NORDESTINA!! 




PROJETO: FEIRA NORDESTINA

Professora responsável: Joyce Mayara
Público alvo: Alunos do 5º e 7º ano do Colégio Santa Maria
Duração: 2º bimestre de 2013

Apresentação:

A Região Nordeste do território brasileiro é composta pelos estados de Alagoas, Bahia,Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.Apresenta grande pluralidade cultural, com elementos diversificados, por esse motivo serão abordados alguns elementos que integram a cultura da região
A cultura nordestina apresenta características das três diferentes etnias que formaram o seu povo: índios, negros e europeus, motivo pelo qual tornou-se muito rica e diversificada.
Estudar as riquezas desse povo, suas raízes culturais, será uma ótima oportunidade de perceber que os aspectos sociais da região nordeste trazem elementos próprios, como a linguagem, os símbolos que representam os fatos históricos ali acontecidos, além da arte, alimentação, etc., num trabalho interdisciplinar (envolvendo todas as matérias).
Levar a sugestão para a sala de aula é uma ótima forma de se perceber qual o centro de interesse dos alunos diante do tema, afinal, são eles os principais intérpretes do processo.

O projeto abarcará todos os aspectos da rica cultura do nosso estado, desde as brincadeiras populares até aspectos como culinária, artesanato, literatura, lendas e danças folclóricas e religiosidade.    
Para o desenvolvimento do projeto será necessária muita discussão e debate na sala de aula, além de seminários, apresentações, pesquisas, atividades em grupo, atividades experimentais... Que já estão sendo realizados, tudo vai depender dos objetivos a serem conquistados.


PÚBLICO ALVO:      
Alunos dos 5º e 7º anos do Colégio Santa Maria.   
Professora responsável: Joyce Mayara Aguiar de Carvalho. (Graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – Licenciatura em História e Especialista pelas Faculdades INTA – Especialização em História do Brasil.)      

DURAÇÃO: 2º bimestre  ANO LETIVO: 2013       
CULMINÂNCIA: 13 de Junho de 2013.       


JUSTIFICATIVA:

Este projeto tem por objetivo despertar a consciência artística e cultural nos alunos através do incentivo a atividades que valorizem o folclore regional nordestino. É importante que os alunos compreendam a diversidade da cultura da Região Nordestina, tendo em vista que é a região onde vivem e a cultura do seu dia-a-dia.      
O Projeto nasceu da necessidade de aprofundar o estudo da Região Nordeste como conteúdo programático das turmas envolvidas, de uma maneira interativa e divertida os alunos aprenderão e fixarão o assunto abordado em sala.   

Interdisciplinar com: Português, artes, história, geografia e matemática .


OBJETIVOS:

*GERAL: Explorar os aspectos da cultura nordestina abrangendo as turmas do 5º e 7º ano do Colégio Santa Maria, levando os alunos a perceberem o quanto é importante valorizar a sua raiz cultural.      
*ESPECÍFICOS:
Realizar trabalhos artísticos com os alunos sobre a cultura nordestina.
Incentivar os alunos a pesquisarem e aprenderem mais sobre a cultura nordestina.
Realizar apresentações culturais de cada estado da Região Nordeste.
Incentivar a leitura e escrita através da literatura de cordel.
Desenvolver habilidades artísticas através da produção de objetos culturais de cada estado da Região Nordeste.           
Orientar as turmas a produzirem material escrito e artístico sobre os vários aspectos da cultura nordestina.    

ATIVIDADES PROPOSTAS[1]:         

1. Atividades em sala no álbum ou caderno e pesquisas realizadas em casa para serem apresentadas em sala.           
2. Eleição de líderes de sala para organizarem as equipes para as apresentações culturais.
3. Reuniões entre os líderes e a professora responsável pelo projeto.      
4. Organização dos grupos: Dança folclórica, ornamentação de barraca, comidas típicas, painéis...    
5. Trabalhos manuais em sala – Objetos relativos à cultura nordestina que será expostos nas barracas no da culminância do projeto.         
6. Ensaios e encontros no colégio para finalizar os detalhes das apresentações artísticas.
7. Produção de cordéis e xilogravuras criativos nas aulas de português, trabalhos que serão expostos nas barracas no da feira nordestina.     
8. Produção de painéis artísticos para as barracas.
9. Pesquisa e coleta de objetos decorativos relativos à cultura nordestina que serão expostos nas barracas.   
10. Mostra de vídeos em sala sobre a cultura nordestina ara incentivar os alunos.

REALIZAÇÃO DO EVENTO:          

O evento acontecerá na data provável de 13  e 14 de Junho na quadra do Colégio Santa Maria Extensão, a partir das 19:00 hs como noite cultural, contando como atividade extra-curricular e valendo nota extra ara os alunos participantes. Acontecerão apresentações culturais dos referentes aos estados nordestinos e mostra cultural das barracas ornamentadas pelos alunos.         

CONCLUSÃO:

O projeto será finalizado com as apresentações dos alunos de todo o material produzido durante o segundo bimestre nas aulas de geografia como subsídio didático para fixar conteúdo estudado.




[1] As atividades propostas estão sujeitas a alteração ate o fim do projeto, por decisão  em conjunto entre  coordenação, professores, pais e alunos.

AGORA EIS AQUI ALGUMAS IMAGENS QUE NORTEARÃO O TRABALHO DOS ALUNOS NA CONFECÇÃO DOS PAINÉIS:
      Para a equipe do Maranhão. ( Bumba-meu-boi)
       Para a equipe do Ceará. ( Forró)
Para a equipe da Paraíba: Maior São João do mundo.
Para a equipa da Bahia.




Para a equipe de Alagoas.
Para a equipe de Pernambuco.



Para a equipe de Sergipe.


     Para a equipe do Rio Grande do Norte.
     Para a equipe do Piauí.

Mais postagens em breve.... Vídeos e imagens!! Aguardem.
Cheiros... Professora Joyce.

                                                 











quinta-feira, 9 de maio de 2013

Filme: KIRIKU E A FEITICEIRA



Olá garotada do 6º e do 7º anos aqui vai o filme que nós assistimos em sala na disciplina de História e Cultura Afro como subsídio para estudar aspectos importantes da cultura africana... Reveja as melhores cenas do filme e prepare-se para para as atividades!!



Abraços;
Professora Joyce.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

JOGO PARA O 5º ANO - QUEBRA-CABEÇAS MAPA DO BRASIL

GALERINHA DO 5º ANO AQUI VAI UM JOGUINHO LEGAL PARA VOCÊS TREINAREM A LOCALIZAÇÃO DOS ESTADOS NO MAPA DO BRASIL E FIXAREM O CONHECIMENTO SOBRE AS REGIÕES BRASILEIRAS!! DIVIRTA-SE E APRENDA....}
Cheirinhos.... Tia Joyce.


http://7a12.ibge.gov.br/brincadeiras/quebra-cabeca-mapas

segunda-feira, 22 de abril de 2013

ATIVIDADE SOBRE O FILME: A ERA DO GELO 4 (6º ANO)

SE NÃO FOSSE PELAS CONFUSÕES DE UM ESQUILO DENTUÇO DESESPERADO POR UMA NOZ, O MUNDO NÃO TERIA A CONFIGURAÇÃO ATUAL. TUDO TALVEZ CONTINUASSE COMO UM IMENSO BLOCO DE TERRA ÚNICO NO MEIO DO PLANETA, CERCADO POR MUITA ÁGUA.


 A TRAMA GIRA EM TORNO DA SEPARAÇÃO DOS CONTINENTES QUANDO DE UM LADO, ILHADOS, FICAM O MAMUTE MANNY , O TIGRE DIEGO, SID E A VOVÓ, ENQUANTO DE OUTRO FICAM A MULHER DO MAMUTE, ELLIE E A FILHA DO CASAL, AMORA.
O QUE IMPULSIONA A HISTÓRIA É A TENTATIVA DE MANNY E SEU GRUPO SE REUNIREM NOVAMENTE COM A FAMÍLIA E AMIGOS.



A TURMINHA DO 6º ANO DO COLÉGIO SANTA MARIA ASSISTIU NESSA SEMANA AO FILME LANÇAMENTO DA SÉRIE "A ERA DO GELO" COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA ESTUDAR A MOVIMENTAÇÃO DOS CONTINENTES E OS MOVIMENTOS DA TERRA
( ENDÓGENOS E EXÓGENOS), UTILIZAMOS A SALA DE CINEMA DA ESCOLA, UMA MODERNA SALA MULTIMÍDIA EQUIPADA COM EQUIPAMENTO 3D E FULL HD, QUE FAZ AUMENTAR A EMOÇÃO E PRENDER A ATENÇÃO DOS ALUNOS QUE PARTICIPAM DE TAIS ATIVIDADES.

Agora minha galerinha do 6º ano vai mostrar que realmente aprendeu o que foi solicitado para observarem no filme e contextualizarem com o assunto que estamos estudando no capítulo 6 da apostila Vol. 2 SAS, respondendo as seguintes questões no seu caderno e levando para nossa próxima aula de geografia.


01) Qual a relação da movimentação do paredão rochoso que assusta todos os personagens durante o filme e os movimentos internos da Terra?
02) A cena inicial do filme que mostra Scrat (o esquilo) tentando conseguir a sua tão desejada noz, uma rachadura no gelo é o pontapé inicial para acontecer um grande acontecimento que envolve os continentes. Que acontecimento é esse?
03) Quais os fenômenos de movimentação interna da Terra são mostrados no filme?
04) Como você explica segundo o seu entendimento e com suas palavras a Teoria da Deriva Continental através das imagens observadas durante todo o filme?
05) Pesquise na internet ( indicando a fonte), em que época "A era do gelo" realmente aconteceu no Planeta Terra. E que processos de mudança climática o Planeta passou para chegar até os dias atuais.
06) O que você achou mais interessante no filme?  O que você  aprendeu sobre a movimentação dos continentes que vai ficar na sua bagagem de conhecimentos adquiridos?



Traga  atividade completinha na nossa próxima aula!!
Abraços... Tia Joyce.

segunda-feira, 11 de março de 2013

PROJETO LOCALIZAR É PRECISO!! 6º ANO

Olá turminha do 6º ano!!

Estão gostando do nosso projeto: Localizar é preciso! ?? Espero que estejam aprendendo bastante com nossas aulas e não se percam no conteúdo, porque localizar-se é sempre preciso....

Lembram do nosso vídeo de introdução?? Sobre a História da bússola? Vamos relembrar e estudar um pouquinho para nossa provinha mensal?!



Aqui vai um breve resuminho do nosso projeto para ficar antenado nas nossas atividades!! Se liga aí....






1. Identificação do projeto:  

Tema: Localizar é preciso!    
Tempo de execução: 1º bimestre      
Culminância: 29/03/2013      
Projeto interdisciplinar com: Matemática, geometria, História, Artes         
Público alvo: 6º ano Fundamental II do Colégio Santa Maria        
Professora responsável: Joyce Mayara         

2.
Apresentação do projeto:  

Pretendendo construir uma proposta, que prepare o aluno para se localizar, compreender e atuar no mundo em que vivemos, reconhecendo a problematização da realidade, formular proposições, reconhecer as dinâmicas existentes no espaço geográfico social, pensar e atuar criticamente em sua realidade tendo em vista a sua transformação e sustentabilidade. O espaço geográfico, objeto de estudo da geografia, se apresenta como realidade imediata do aluno. Esse fato traz uma importante reflexão no sentido de que o professor de geografia deve ser capaz de atar as pontas entre o espaço vivido por seu educando e a teoria geográfica, neste sentido destacando que “ formar uma consciência espacial é mais do que conhecer, é localizar, é analisar, é sentir, é compreender” a especialidades das práticas sociais para poder intervir nelas a partir de convicções elevando a prática cotidiana, acima das ações particulares, ao nível humano.


3. Problematização    

É essencial que o nosso aluno esteja informado e localizado dentro do meio em que vive, e no mundo globalizado de hoje onde a tecnologia impera, e encurta cada vez mais as distâncias, o professor de geografia deve estar preparado para utilizar as novas tecnologias a favor do processo de ensino-aprendizagem, ao elaborar um trabalho com projetos, busca-se superar as práticas habituais, monótonas, descontextualizadas do processo educacional por uma prática mais dinâmica, prazerosa e contextualizada, proporcionando situações de aprendizagem em que os alunos aprendam fazer errando, acertando, pesquisando, levantando hipóteses, experimentando, investigando, refletindo, construindo, intervindo, concluindo com conteúdos diversificados, contextualizados, gerando situações de aprendizagem reais e significativas, trabalhando os conteúdos de forma interdisciplinar e contextualizada.      

4. Justificativa           

A localização é essencial em nossa vida, desde o caminho de casa até a escola até a distância entre cidades, estados e países, “Localizar é preciso!” é um tema bastante abrangente e necessário haja vista o mundo globalizado em que vivemos onde as distâncias estão sendo encurtadas cada vez mais, a tecnologia domina todo o processo de localização, mas que requer ser necessário ter senso de direção até mesmo para manusear as novas tecnologias, o presente projeto se faz essencial portanto, na vida escolar e pessoal de nossos alunos que necessitam ter embasamento teórico e prático sobre localização sobre o Planeta Terra.    

5. Objetivos   

Geral:
*Conhecer a importância da geografia na orientação pelos espaços geográficos,
desenvolvendo o conhecimento científico, tecnológico, intelectual, geográfico e crítico dos alunos, enfatizando as mais variadas formas de localização sobre o Planeta Terra.

Específicos:
*Aprender os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais e os principais instrumentos de orientação.      
* Relacionar os pontos geográficos  com a Rosa-dos-ventos          
* Conhecer as linhas imaginárias ( paralelos e meridianos) que dividem a Terra    
* Conhecer e verificar as coordenadas (latitude e longitude)  do planeta  
* Conhecer os hemisférios da Terra  
* Aprender o conceito de fuso horário e sua distribuição na Terra 

6. Desenvolvimento: 

Iniciaremos o projeto com uma atividade artística de produção das rosa-dos-ventos, onde os alunos poderão construir os pontos cardeais , colaterais e subcolaterais através de atividade lúdica, iniciando assim o processo de construção da aprendizagem, onde o educando produz o conhecimento de uma maneira de fácil compreensão holística.
Para colocar em prática o conhecimento dos pontos cardeais, trabalharemos um jogo em grupo, chamado “Onde você chegou?”, com caixas de ovos, tampinhas de garrafas pet e cartões de cartolina.  
A produção das rosas-dos-ventos norteará nossa produção a partir de então, tendo essa produção como ponto de partida faremos observações em vários lugares da escola, onde os alunos com suas rosas-do-vento poderão localizar-se nos mais variados pontos. 
Continuaremos nossas atividades com a construção de uma bússola, com material simples indicado no livro didático, com a bússola  e a rosa-dos-ventos em mãos, faremos um mapeamento do bairro com as ruas que circundam a escola, através do programa de computador Google maps. 
Depois da atividade de observação e anotação em campo, trabalharemos com a construção de mapas em sala, o mapeamento das ruas que rodeiam a escola será realizado por grupos em atividade de classe, orientada pela professora.     
Com o mapeamento feito, concluiremos as atividades  com uma atividade sobre coordenadas geográficas, através de um jogo de batalha naval, que trabalha a localização dos paralelos e meridianos que cortam o Planeta Terra, realizada no pátio da escola em mapa de Tnt, onde os alunos poderão localizar alguns pontos principais sobre o globo.   

7. Atividades do projeto:      

* Produção de rosa-dos-ventos por cada aluno       
* Produção de jogo: “Onde você chegou?” Com caixa de ovos e tampinha de garrafa pet.
*Aula de localização das ruas no entorno da escola ( Pode ser aula de campo e pode ser aula no laboratório de informática através do Google maps.)          
* Passeio pela escola, marcar os pontos cardeais dentro da escola. 
* Produção de uma bússola  
* Construção do jogo de batalha naval para trabalhar coordenadas  geográficas   
* Mapeamento da escola a partir de três pontos: pátio do fundamental I (próximo á quadra), Corredor do Fundamental II e Cantina Fundamental II. 

7. Fechamento do projeto     

O projeto terá como culminância o mapeamento de localização da escola feito pelos alunos, que depois de um estudo participativo e análise de campo, afixarão placas com uma rosa-dos-ventos em locais estratégicos da escola, contendo as seguintes informações:      
* Nome dos integrantes do grupo    
* Projeto e disciplina 
* Ano que lecionam  
* Foto da turma         
* Rosa-dos-ventos em tamanho grande ( duas folhas de isopor grossas)   
* Pontos da escola direcionados nas pontas da rosa-dos-ventos     

Obs: Os locais onde serão fixadas as placas de localização serão obtidos a partir de sorteio.
Obs: Os trabalhos produzidos pelos alunos (rosa-dos-ventos, bússola, mapa grande em tnt (coordenadas geográficas), ficarão expostos na praça de alimentação por uma semana, depois esse material ficará exposto na sala para fins de consultas em aulas posteriores.)     

8. Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua, desde o esforço individual na produção dos trabalhos até a cooperação em grupo, também será avaliado o comportamento, participação, respeito ao professor, colegas e funcionários da escola, assiduidade, pontualidade e compromisso com as responsabilidades assumidas.   Será analisado a qualidade do material produzido pelos alunos e também o esforço em desempenhar as tarefas da maneira mais precisa possível.        

9. Bibliografia consultada 

Araujo, R. Guimarães, Costa, Wagner, 1998.Construindo a Geografia, Editora Moderna.176 páginas.
Magnoli, D.; Araujo, R.; 2000. Projeto de Ensino de Geografia , Editora Moderna. 336 páginas.

Pereira, D.; Santos, D.; Carvalho, M.1999. Geografia Ciência do Espaço,  Atual Editora. 193 páginas.

Apostila Sistema Ari de Sá. GEOGRAFIA- 6º ANO – FUNDAMENTAL II. Volume 1.          

Projeto Radix: GEOGRAFIA 7º ano/Valquíria Pires, Beluce Bellucci. – São Paulo: Scipione,2009.

Geografia: Espaço e vivência.7º ano/Levon Boligian...[ et al.]. – 2 ed. – São Paulo: Atual, 2009.        

Sites:
sogeografia.com.br
nationalgeographic.com
colegioweb.com
brasilescola.com
geografia.com.br



Aqui vão algumas fotos do nosso trabalho realizado até agora:

Data: 11/03/2013


PRODUÇÃO DE BÚSSOLA CASEIRA:


















            EM BREVE MAIS FOTOS E MAIS POSTAGENS....


GOSTOU?? Então curte e compartilhe!!

Abraços... Tia Joyce.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Fontes históricas sobre a Chegada dos portugueses ao Brasil. (ATIVIDADE DE PESQUISA PARA A TURMA DO 5º ANO)


O descobrimento do Brasil.
Uma expedição com 13 caravelas comandada por Pedro Álvares Cabral que tinha como objetivo chegar à índia, desviou o seu caminho e no dia 22 de abril de 1.500 chegou ao Brasil. No local, habitavam diferentes tribos indígenas. 

(Pintura do Séc. XVI que mostra o contato inicial entre portugueses e indígenas)
De início, Cabral chamou as terras de Monte Pascoal, mas antes de partir para a Índia, resolveu mudar o nome para Ilha de Vera Cruz, pois acreditava que aquela região era uma imensa ilha.
Depois da descoberta outras expedições vieram para o local, e depois de muitas explorações no local foi descoberto que a região não era apenas uma ilha, mas sim um continente. Sendo assim, passou a se chamar Terras de Santa Cruz. 
Em 1511, foi descoberto o pau-brasil, uma árvore que poderia trazer muitas riquezas, e foi desta árvore tão prestável que surgiu o nome Brasil. 

Documentos históricos do descobrimento:  
Alguns documentos históricos fizeram parte do descobrimento do Brasil, vejamos: 
• Relatório do Mestre João: esse relatório foi escrito por um médico da época (um físico) considerado cosmográfo, lembrando que esse documento foi considerado um documento não-oficial.
• Relatório do Piloto Anônimo: não se sabe quem ao certo escreveu esse relatório, só se sabe que foi um dos pilotos da esquadra, e também foi considerado um documento não oficial.
• A carta de Pero Vaz de Caminha: nesta carta havia informações a respeito do descobrimento do Brasil. Ela foi levada para Portugal através de Gaspar de Lemos. Ela foi encontrada na Torre do Tombo, localizada em Lisboa, após ter desaparecido no começo do século XIX. Sua primeira publicação ocorreu na Corografia Brasílica do padre Aires do Casal no ano de 1817. 
• A carta de D. Manuel I: essa carta foi escrita para informar aos reis da Espanha a chegada de Cabral para a terra que descobriu, lembrando que ela foi escrita no ano de 150.

Observe abaixo algumas fontes iconográficas (imagens) de cenas relativas ao descobrimento do Brasil:
Fotos do descobrimento do Brasil
Imagem relativa a primeira missa no Brasil



candido-portinari-descobrimento-do-brasilost-199x169cm-1956-banco-centraldo-brasil-df
Descobrimento do Brasil, 1956
Cândido Portinari (Brasil, 1903-1962)
Óleo sobre tela, 199 x 169 cm
Banco Central do Brasil,
Distrito Federal

Dentre as fontes orais podemos citar também os relatos dos padres Jesuítas que vieram catequizar os índios brasileiros e até mesmo relatos de cronistas viajantes que por aqui passaram.


Enfim as fontes são diversas, a escrita da História é só uma! Analise as fontes e tire suas interpretações...


Grande abraço;
Professora Joyce.




quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Atividade extra para o 7º ano. (GEOGRAFIA)

Olá galerinha....


Mando aqui alguns links de sites que vocês podem pesquisar aquela questão sobre os fusos horários que foi mandada para casa no caderno:


http://www.mercosur.int/msweb/portal%20intermediario/turismo_pag/PT/jan_fusoBr.html

http://24timezones.com/hora_certa.php

http://www.astrologie.com.br/fusos.htm

http://www.calculoexato.com.br/parprima.aspx?codMenu=ConvHorario


Essas algumas dicas, mas você pode pesquisar em outras fontes!!



Abraços, Tia Joyce.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Fontes Históricas - Aula de História ( 5º ano)


As Fontes Históricas
As Fontes Históricas
Pintura rupestre, exemplo de fonte histórica não material
Sempre nos perguntamos como um historiador pode saber de coisas que aconteceram em um passado muito, muito distante. Para saber do passado, o historiador conta com a ajuda das fontes históricas. Fontes históricas são os documentos que permitem ao historiador recontar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história.
As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
As fontes materiais não escritas são objetos antigos, pinturas, utensílios, ferramentas, armas, esculturas. O historiador também pode utilizar como objeto de pesquisa as fontesnão materiais baseadas nas lendas e contos antigos passados de pai para filho, através de depoimentos transmitidos através da oralidade, ou seja, da fala.
É por meio das relações entre as várias fontes históricas que o conhecimento humano sobre o passado vai sendo interpretado e reconstruído. Assim, devemos lembrar que uma mesma fonte histórica pode ter diversas interpretações. Tudo depende da forma como cada historiador trabalha sua fonte.
Infelizmente muitas fontes históricas se perderam com o passar do tempo, mas com a ajuda de arquivos públicos e particulares, bibliotecas, museus e colecionadores, outras fontes históricas têm sido preservadas e guardadas.
Por Lilian Aguiar
Graduada em História
Equipe Escola Kids

Fonte: 
http://www.escolakids.com/as-fontes-historicas.htm



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Aula de História e Cultura Afro para os alunos do 6º e 7º anos.

Olá galerinha....

Esse é nosso primeiro encontro virtual do ano, a turminha do 6º ano ainda está se adaptando à rotina do Fundamental II, o 7º ano já vem com a bagagem adquirida no ano passado, mas agora é hora de iniciarmos os trabalhos do ano letivo de 2013, com garra e determinação!!


Iniciaremos nossas aulas de História e Cultura afro com um teste on-line, onde você vai saber se suas raízes culturais são negras, ou se você tem alguma característica afrodescendente no seu modo de vida... Você se surpreenderá com o resultado!! Nossa aula será no nosso laboratório de informática: APROVEITE, DIVIRTA-SE A APRENDA mais sobre os traços da cultura africana no Brasil.


A atividade é simples:
TESTE ON LINE: A CULTURA NEGRA FAZ PARTE DE SUAS RAÍZES?

1. Clique no link abaixo que o direcionará para o site Educar para crescer, o teste on-line já estará na primeira página.
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/testes/a-cultura-negra-faz-parte-de-suas-raizes.shtml


2. Responda às perguntas do teste com calma e analisando bem cada item.
3. Ao chegar no final do teste, automaticamente você receberá a resposta sobre suas raízes negras.
4. Leia e aprenda um pouco mais sobre essa cultura fascinante!!
5. Logo em seguida realizaremos um debate em sala sobre os resultados dos testes e a professora explicará detalhes do nosso primeiro projeto de História e Cultura Afro do ano que será: 
BRASIL: UM PAÍS DE TODAS AS CORES!

Aguarde.....


E aí gostou da nossa aula??

Então curte aí e compartilha!!



Abraços, Tia Joyce!


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Olá galerinha do 6º e 7º ano do Colégio Santa Maria sejam bem-vindos(as) ao ano letivo de 2013!!!!

Olá garotada, é com muito carinho que venho saudá-los em mais um ano letivo....
Bem-vindos(as) ao ano letivo de 2013, esse ano será melhor e mais recheado de surpresas que os anos anteriores, a turminha do 6º ano que está chegando ao nosso segmento sintam-se  calorosamente acolhidos e posso dizer a vocês que esse ano promete!!
Nossas aulas de geografia e a História e Cultura Afro serão d +! É isso mesmo garotada, esse ano, além de geografia, a Tia Joyce será professora também de História e Cultura Afro, descobriremos um mundo de  possibilidades e conhecimento! Todos que fazemos o Colégio Santa Maria estamos esperando vocês de braços abertos!!

E aí está pronto pra curtir??? Pois curta e compartilhe a vontade.....




Cheirinhos....
Tia Joyce! <3