Olá pessoal!

Sejam bem vindos ao blog de Geografia do Colégio Santa Maria, aqui você vai poder tirar suas dúvidas diretamente com a Tia Joyce sobre conteúdos ministrados em nossas aulas, você também poderá seguir o nosso blog, postar fotos e ficar famoso na galera!

Entre e fique a vontade, porque a nossa missão é ensinar de uma maneira divertida!

Um cheiro da Tia Joyce.

domingo, 23 de outubro de 2011

Galerinha do 9º ano!

Olá galerinha, continuaremos estudando as belezas, economia, política e sociedade do Oriente!!

A partir dessa semana vamos estudar CHINA, este universo maravilhoso e encantador que durante milênios vem encantando gerações do mundo inteiro...

E para irmos adiantando nossos estudos, leia o artigo abaixo!!



A GRANDE MURALHA DA CHINA




Símbolo do espírito nacional da China, a Grande Muralha é o cristal de inteligência e de saber do povo da China antiga. Esta muralha constituiu um sistema completo de defesa militar durante a época das armas frias. Nos tempos modernos se apresenta como um espaço remarcado de aventuras transformando-se desta forma em importante atração turística, tanto para chineses como para turistas estrangeiros.
Sua construção se iniciou no período de primavera e outono (770-475 a. C) se prosseguiu no período dos Reinos Combatentes. Durante esta prolongada época, teve na China sete reinos independentes: Chu, Qi, Wei, Han, Yan, Qin e Zhao que para se defenderem das incursões vizinhas cada um destes reinos construiu suas próprias muralhas em terrenos de difícil acesso. No ano de 221 a.C, o reino de Qin conquistou os outros seis estados e resolveu portanto unificar toda China, ordenando a união das muralhas levantadas por cada reino e construir novas tramas.

Desde então, a Grande Muralha passou a fazer parte da história da China com o nome de “Muralha do Dez Mil Li” (dois Li equivalem a um kilômetro), nome que foi conservado até os dias de hoje e vem sendo usado pelos chineses. A fim de protegerem-se contra as invasões dos hunos, as dinastias seguintes deram continuidade aos trabalhos de manutenção e reparação da muralha. As reparações de maior envergadura se realizaram durante as dinastias Qin, Han e Ming.

A muralha existente foi reconstruída sobre a base original nos tempos da dinastia Ming até alcançar uma largura de 5.660 Km, começando por Shanghai a leste para Jiayu a oeste, atravessando também quatro províncias (Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu), duas regiões autônomas (mongólia e Ningxia) e Beijing.

O desenho e a construção da Grande Muralha são um reflexo fiel da sabedoria dos estrategistas e construtores daqueles tempos. Os muros, corpo principal da obra, se construíram aproveitando os contornos das montanhas e dos vales. Além dos muros, ao longo da muralha levantaram-se torres, passos estratégicos e atalayas que tinham por função servir como um alarme a possíveis ataques.

Ainda que a Grande Muralha tenha cumprido sua missão por muito tempo, sua permanência para a humanidade constitui em um valiosíssimo legado cultural, histórico, artístico, arquitetônico e turístico.

Fonte: http://www.ccibc.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=117







LOCALIZAÇÃO DA MURALHA




E tem mais!!!


Você sabia que a China é um país comunista?? Hoje o país recebe o nome de República Popular da China.

CHINA - PARTIDO COMUNISTA FAZ 90 ANOS, SUSTENTADO PELO CAPITALISMO

O Partido Comunista chinês completou 90 anos de fundação no dia 1o de julho. As comemorações na capital Pequim contaram com discurso contra a corrupção no partido, inauguração de obras e desfiles patrióticos.

A China é o país mais populoso do mundo e a segunda potência econômica, atrás somente dos Estados Unidos. O Partido Comunista está no poder desde 1949. Para sobreviver ao colapso dos regimes comunistas no século 20, teve que adotar o sistema econômico capitalista.

Na política, entretanto, manteve o poder centralizado que não tolera opiniões contrárias. Recentemente, o governo chinês desencadeou a maior onda de repressão dos últimos 20 anos contra ativistas pró-democracia, dissidentes políticos e minorias étnicas.

O PC chinês foi fundado em 1921, numa reunião clandestina em Xangai, com apenas 53 integrantes. Entre os delegados presentes no primeiro encontro estava o líder revolucionário Mao Tsé-tung, então com 27 anos. Nas primeiras três décadas de regime, sob o comando de Mao, milhões de chineses morreram de fome.

O partido possui atualmente 80,2 milhões de filiados e conta com apoio da maioria da população, beneficiada pelo avanço econômico.





Veja mais na fonte: http://educacao.uol.com.br/atualidades/china-partido-comunista-faz-90-anos-sustentado-pelo-capitalismo.jhtm#topo

Iniciem os estudos, pesquisem curiosidades, formulem perguntas para estarem afiados na nossa aula de terça feira...


Abraços e até lá!
Professora Joyce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário